TUB @ Revista Sim

“Transportes Urbanos de Braga preparados para o presente e para o futuro!

Os concelhos do futuro serão tanto mais evoluídos quanto o seu sistema de transportes responder às necessidades de mobilidade de uma região.

Em Braga, os Transportes Urbanos têm um papel fundamental na resposta a alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que entraram em vigor desde 2016, e onde se encontram rúbricas como Cidades e Comunidades Sustentáveis, Proteger a Vida Terrestre, Parcerias para a Implementação de Objetivos, Reduzir Desigualdades, entre outros, que têm implementação macro (a nível mundial), mas também micro, a nível regional.

Nesse sentido, os Transportes Urbanos de Braga apresentam, neste trabalho, três intervenções que vão responder objetivamente a estes objetivos.

Em primeiro lugar, criando condições de segurança para os passageiros, protegendo-nos num momento em que a humanidade é colocada à prova, na luta contra a COVID-19.

Em segundo lugar, criando tarifários que mitigam as desigualdades e promovem o uso de transporte público em zonas mais afastadas do centro da cidade, com tarifários mais baratos.

Um apelo ao uso do transporte público e que até tem uma promoção para quem ler o trabalho que se segue!

Em último, a aposta num futuro verde, com a reconversão da frota, acabando com autocarros de combustão interna e substituindo-os por novos autocarros elétricos.

Além da redução dos custos de operação, o meio ambiente também ganha: sendo 100% amigos do ambiente, os novos autocarros evitam algumas toneladas de gases tóxicos por ano.

Sem esquecer que se reduz, também, a poluição sonora.”