TUB mitigam propagação do Covid-19

Os Transportes Urbanos de Braga têm vindo a implementar um conjunto de medidas no sentido de mitigar a propagação da doença COVID-19, provocada pelo novo coronavírus.

A toma dessas medidas permitiu não só salvaguardar a saúde pública de um modo geral, mas em particular proteger de uma forma especial os colaboradores e os clientes da empresa municipal.

Com a gradual retoma da atividade, a partir de junho, foi necessário reorganizar e adaptar as áreas da intervenção municipal dos TUB.

De todas as medidas que foram implementadas, e que estão previstas no plano de contingência dos TUB, destacam-se algumas que foram significativamente além das recomendações das autoridades de saúde e do Governo para preservar a saúde pública.

São exemplo disso o aumento da desinfeção e higienização das viaturas, a desinfeção das instalações e dos equipamentos da empresa, a distribuição de equipamentos de proteção individual a todos os colaboradores e a disponibilização de soluções desinfetantes, à base de álcool, a bordo das todas as viaturas.

Os TUB têm uma equipa diurna que cumpre um plano de desinfeção de todas as viaturas que recolhem ao parque durante o dia, com especial atenção a áreas onde se verifica um maior contacto como são exemplo os varões, pegas interiores, contorno superior dos bancos, botões para acionar paragem e habitáculo do motorista.

As equipas noturnas têm a responsabilidade de efetuar a limpeza e desinfeção de todas as viaturas da frota em circulação.

Adicionalmente a este processo de desinfeção, com uma periodicidade quinzenal iniciamos a aplicação do Nanoban com o nosso parceiro Nanogreenwash. O Nanoban é uma solução Biocida, aplicada por pulverização, em todas as viaturas da frota, edifícios, lojas e postos de venda.

Estes dois processos conjugados assumem-se como um importante instrumento na preservação da saúde pública reduzindo, na medida do possível, a possibilidade de propagação do vírus.

Para assegurar o cumprimento das recomendações das autoridades de saúde para a prevenção e controlo da pandemia pela doença COVID-19 e de outras eventuais infeções, os TUB foram, ainda, objeto de uma auditoria externa, obtendo o selo “COVID FREE” que atestou o cumprimento das boas práticas por parte da organização.

Sensíveis, também, aos apelos dos clientes relativamente aos equipamentos existentes para desinfeção das mãos, os TUB substituíram os dispensadores de álcool-gel em toda a frota. Esta nova solução, mais robusta, garante uma segurança adicional a quem viaja diariamente nos nossos autocarros.

É, desta forma, que os TUB têm vindo a atuar nesta luta que convoca todos a uma responsabilidade coletiva na mitigação da propagação deste vírus e com esse sentido de responsabilidade lançaram uma campanha de comunicação com outdoors espalhados pelas principais artérias da cidade intitulada “Sinta-se Seguro! Viaje com os TUB”.

Os TUB trabalham diariamente para assegurar a confiança dos seus clientes e não olham a esforços no que à proteção dos seus colaboradores e clientes diz respeito.

Correio do Minho, 13/11/2020 #tub #mobilidade #sustentável