“TUB com mais dois autocarros que o habitual no regresso às aulas”

“Este ano, alunos do ensino público e que habitem a mais de três quilómetros da escola não pagam passe escolar.”
“Teotónio Santos, administrador executivo dos TUB sobre o plano para o regresso às aulas”
“O transporte é uma das maiores preocupações de pais e directores de escola, por isso mesmo a empresa municipal de Braga prepara, desde Julho, e em parceria com o pelouro da Educação da Câmara de Braga e as escolas do concelho, a resposta mais adequada. Este ano, estarão em circulação mais duas viaturas que o habitual no regresso à actividade lectiva, anunciou à RUM o administrador da empresa municipal. “Normalmente, afectam-se mais 13 autocarros no período escolar, este ano teremos mais 15”, informou Teotónio Santos.
“Estamos a reduzir o número de viaturas inutilizadas, a que acrescem os sete autocarros eléctricos que chegaram o ano passado”, acrescentou. Além disso, “alguns percursos e horários das rotas foram alterados para responder às necessidades das escolas”.

No arranque deste novo ano lectivo, os Transportes Urbanos de Braga garantem passes gratuitos a todos os estudantes do “ensino público até ao 12.º ano e a quem reside a mais de três quilómetros da escola”. Além disso, a empresa municipal garante “50% de desconto para os restantes alunos”. Cerca de “80% dos alunos moram a mais de três quilómetros do recinto escolar”. A medida, estima Teotónio Santos, poderá, assim, custar aos TUB mais de “350 mil euros”.

School Bus visa descarbonizar o centro da cidade

Em simultâneo, os TUB promovem a iniciativa School Bus, que visa reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas. O serviço que irá decorrer até ao final do ano lectivo 2018/2019 abrange o Ensino Básico em seis escolas da zona central da Cidade, estando disponível para os seguintes estabelecimentos escolares: Escola Básica 2,3 Francisco Sanches, Escola Básica 2/3 André Soares, Colégio D. Diogo de Sousa, Colégio Leonardo Da Vinci, Colégio Teresiano e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

“Criou-se uma alternativa de transporte para que os pais não tivessem que ir com o seu transporte individual para a porta do colégio”, afirmou o administrador dos TUB.

O ‘School BUS’ liga as quatro principais entradas de Braga às escolas através de autocarro. A partir da Avenida Robert Smith (junto ao Minho Center), de Maximinos (junto ao Continente Bom Dia), da Variante do Fojo (junto ao edifício Ideia Atlântico) e do Estádio Municipal, as crianças seguem viagem a bordo do ‘School BUS’ até à escola.”
in @RUM, 15/09/2020 #RecortesdeImprensa #TUB #mobilidade #sustentável