“TUB educam alunos do básico para boas práticas de mobilidade”

“Transportadora municipal investe na formação dos estudantes para modelos de deslocação mais ecológicos “

“Os Transportes Urbanos de Braga relançaram ontem a campanha focada na educação dos alunos do ensino básico para as boas práticas de mobilidade. A iniciativa pretende levar os estudantes a viajar de transportes públicos e a privilegiarem os modos ativos e saudáveis de locomoção, como a caminhada e o uso da bicicleta. “

“A Escola EB 2,3 Frei Caetano Brandão foi o estabelecimento de ensino escolhido pelos Transportes Urbanos de Braga (TUB) para o relançamento do projeto “Transportes e Cidadania”, que foi criado em 2015 para sensibilizar os alunos bracarenses para a utilização de transportes públicos e de modos ativos e saudáveis de locomoção, como sejam a caminhada e o uso de biDM cicleta. A ação, que registou a colaboração da Câmara Municipal de Braga e do Agrupamento de Escolas de Maximinos, foi integrada no programa da Semana da Mobilidade e revelou-se uma oportunidade para a vereadora da Educação, Lídia Dias sensibilizar os pequenos estudantes para «uma causa que é de todos».

«A mobilidade é uma grande preocupação da Câmara Municipal de Braga, mas é fundamental que todos nós participemos de forma ativa, para termos uma cidade mais sustentável, com modos mais suaves de locomoção», disse Lídia Dias, apontando para a necessidade de «utilizarmos mais os transportes públicos». Isso porque «somos todos importantes no desafio de criarmos uma cidade mais limpa e mais sustentável», sublinhou a autarca, sugerindo aos alunos que «sejam capazes de sensibilizar os pais» para a urgência de alteração das práticas de mobilidade.

Na mesma linha foi o diretor do Agrupamento de Escolas de Maximinos, Joaquim Gomes, que não deixou de sublinhar a «importância fundamental» de mudar os hábitos de deslocação, sugerindo aos que tirem partido do facto de Braga ter «uma empresa de transportes públicos ao nível do que de melhor existe na Europa». O docente também sugeriu à Câmara Municipal o regresso aos antigos elétricos.”

in Diário do Minho, 21/09/2019 #recortesdeimprensa #TUB #mobilidade #sustentável