“TUB: linha de Palmeira até ao Hospital Privado”

“TUB: linha de Palmeira até ao Hospital Privado”

“A PARTIR DE AMANHÃ, a linha 45 dos TUB vai passar a ligar Palmeira ao Hospital Privado, em Nogueira. Esta foi uma das medidas avançadas ontem no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.”

“A partir de amanhã, a linha 45 dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), que liga a Ponte do Bico, na freguesia de Palmeira, ao centro da cidade, vai prolongar- se até ao Hospital Privado, em Nogueira. Esta é uma das medidas, anunciada ontem no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, e que vai ao encontro da necessidade de “reinventar o paradigma da mobilidade da cidade” como defendeu o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacando a “melhoria substancial da oferta dos transportes públicos” nos últimos anos.

A falar durante a apresentação das medidas inseridas na Semana Europeia da Mobilidade, o presidente da autarquia assumiu que “é preciso, de um vez por todas, estimular a utilização dos transportes públicos”. Isso requer, ainda de acordo com Ricardo Rio, duas “mudanças fundamentais”: “do ponto de vista da procura para que as pessoas se habituem a utilizar os transportes públicos e do lado da oferta dos TUB”.

Mas de uma forma geral, nos últimos anos, “já houve uma melhoria substancial da oferta dos transportes urbanos, com aumento das linhas disponíveis, aumento das frequências, com serviço de fim-de-semana e noite e serviço de eventos e tudo isso reflecte-se numa utilização crescente dos TUB e na adesão da população”, assegurou o presidente, realçando o esforço que a câmara e os TUB “querem continuar a desenvolver”.

Rio aproveitou para “reconhecer” o trabalho feito do até então presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, Firmino Marques, bem como de todos os colaboradores.

Outra das medidas permanentes, ontem anunciadas pelo administrador dos TUB, Teotónio dos Santos, foi em relação à Linha 74, que liga as Camélias ao Hospital de Braga. “A partir de sábado vai ser melhorada a oferta da linha Camélias – Hospital de Braga aos sábados, domingos e feriados”, anunciou o administrador, lembrando que “em 2014 não havia qualquer oferta para aquela unidade hospitalar”. Esta linha “tem tido uma procura muito relevante e, por isso, vai ser melhorada a oferta de 30 em 30 minutos”, justificou.

Já sobre a Linha 45, Teotónio dos Santos referiu que “o Hospital Privado movimenta diariamente cerca de duas mil pessoas”, por isso, a linha, que terminava no centro da cidade, vai ser estendida até Nogueira “com a inclusão de mais meios com frequência de 30 em 30 minutos”.

Se se justificar, até ao final do ano, esta medida vai ser replicada aos sábados, domingos e fins-de-semana.

Outra das medidas avançadas ontem foi o retomar do projecto ‘Transporte e Cidadania’ dos TUB. A acção de sensibilização começa, na próxima sexta-feira, na EB2,3 Frei Caetano Brandão, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Maximinos. Coincidindo com o início do ano lectivo 2019/2020, o projecto chegou, o ano passado, a cerca de três mil alunos de várias escolas do concelho.”

in Correio do Minho, 18/09/2019 #recortesdeimprensa #tub #mobilidade #sustentável