“TUB assinalam Semana da Mobilidade com reforço da oferta para hospitais”

“Os Transportes Urbanos de Braga vão reforçar duas das suas linhas até aos hospitais público e privado. São elas a 74, que liga a zona das Camélias ao Hospital de Braga, e a 45, que passará a ligar a Ponte do Bico, em Palmeira, ao Hospital Privado, localizado na freguesia de Nogueira.

No caso da primeira linha, a 74, a alteração, a ser introduzida no próximo sábado, dia 21 de setembro, prende-se com o aumento da oferta de autocarros aos sábado, domingos e feriados, com uma frequência de 30 em 30 minutos. No segundo caso, referente à linha 45, esta deixa de terminar no centro da cidade, estendendo-se agora até ao Hospital Privado (Nogueira), também com a a mesma frequência, a partir de quinta-feira, dia 19. Caso esta alteração seja bem sucedida, os TUB pretendem estender a oferta aos fins de semana e feriados, tal como passará a acontecer na linha 74.

De acordo com Teotónio dos Santos, da administração dos TUB, estes reforços pretendem dar uma resposta às necessidades da população, tratando-se de duas zonas com uma elevada afluência, quer em termos habitacionais como de prestação de serviços, com destaque para as unidades hospitalares. «Lembro que, em 2014, não havia qualquer oferta ao fim de semana para o Hospital [de Braga]», disse.

Sobre a melhoria da oferta na zona de Nogueira, atualmente «muito povoada», esta visa servir «de uma forma direta» aquelas pessoas que lá vivem e trabalham e, numa segunda fase, os habitantes de Palmeira que «deixam de ter de fazer o transbordo no centro da cidade». Na apresentação destas novidades, o presidente da Câmara Municipal de Braga destacou a necessidade de se «reinventar o paradigma da mobilidade na cidade», através da estimulação do uso dos transportes públicos. Um novo paradigma que pressupõe alterações quer ao nível da procura como da oferta: «é preciso, por um lado, que as pessoas se habituem a utilizar os transportes públicos e que se sintam reconhecidas no serviço que lhes é prestado e, por outro, termos a capacidade de melhorar o serviço reforçando a oferta e respondendo paulatinamente às necessidades da população».

Reconhecendo que «há muitas solicitações» na área dos transportes «ainda não cumpridas» no concelho, Ricardo Rio disse haver vontade para as solucionar, sendo necessário a adoção de medidas ajustadas às necessidades. «Algumas dessas solicitações são interessantes do ponto de vista económico assim haja meios para corresponder a essa mesma procura. Outras não serão satisfeitas com a oferta tradicional e vão exigir, da parte da Câmara Municipal e dos TUB, soluções mais flexíveis a cada uma dessas necessidades», referiu o edil destacando «a melhoria substancial da oferta» registada nos últimos anos, a qual se reflete «numa utilização crescente» dos transportes públicos em Braga.

Para Ricardo Rio, trata-se de um esforço que «queremos continuar a desenvolver para tornar os transportes públicos cada vez mais atrativos, principalmente nas zonas de clara expansão da cidade», sustentou.

Também presentes na conferência de ontem estiveram os presidentes das Uniões de Freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães e de Palmeira, que enalteceram este reforço da linha 45, já que beneficiará uma grande franja da população de ambas as zonas da cidade, facilitando as respetivas deslocações.”

in Diário do Minho, 18/09/2019 #recortesdeimprensa #tub #mobilidade #sustentável