“TUB melhoram oferta para o Bom Jesus”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão melhorar a oferta de transporte público na linha 02, entre Ponte de Prado e Bom Jesus, aos sábados, domingos e feriados, no âmbito da implementação do PART – Programa de Apoio a Redução Tarifária.

A medida será implementada a partir do próximo dia 1 de junho, sábado, e tem como objetivo «responder ao aumento da procura turística pelo Bom Jesus que tem ocorrido, de forma muito significativa, nos últimos anos bem como antecipar uma possível aprovação da candidatura em curso a Património Mundial da UNESCO».

Assim, segundo os TUB, esta linha passará a dispor também, e tal como já acontece nos dias úteis, aos sábados, domingos e feriados de uma frequência constante ao longo do dia de 30 minutos.

Os horários serão semelhantes aos dos dias úteis, sendo que no Bom Jesus as partidas serão realizadas às horas certas e às horas e trinta minutos, de modo a possibilitarem a ligação com o funicular, que é mais antigo em funcionamento no mundo movido a contrapeso de água, e que possibilita a ligação ao santuário. DE acordo com uma nota de imprensa dos Transportes Urbanos, o PART – Programa de Apoio a Redução Tarifária «foi implementado em Braga em abril de 2019 e preconizava para alem de uma redução tarifária transversal de 16%, que está já em execução nos passes de carregamento mensal, algumas melhorias de oferta que serão agora progressivamente implementadas».

No âmbito deste programa foi afeto ao Município de Braga a verba de 782.689 euros.

Deste montante foi alocado à redução tarifária 81% deste valor, isto é 630.666,05€ sendo que os restantes 19% no valor de 152.020,44 euros serão utilizados em melhorias de serviço.

«Os TUB querem ser mais do que um mero transporte de passageiros. Pretendem ser um interveniente ativo junto da comunidade que servem, assumindo-se na sociedade como um elemento distintivo pelo que a aposta turística e a candidatura a património mundial da UNESCO representam uma oportunidade que os TUB não vão desperdiçar», refere a nota à imprensa.

Assim «reter os atuais clientes bem como captar novos clientes faz parte da estratégia da empresa, pelo que as melhorias de oferta vão continuar por forma a que os TUB sejam cada vez mais uma referência não só no concelho, mas também em toda a região», pode ler-se no documento enviado à imprensa.”

in Diário do Minho, 29/05/2019 #TUB #mobilidade #sustentável