“TUB reforça ao fim-de-semana carreira que serve o Bom Jesus”

“A PARTIR DE SÁBADO, a carreira 02 dos TUB, que liga o Bom Jesus à Ponte de Prado, passa a ter frequência de 30 minutos, ao fim-de-semana. Reforço insere-se na implementação do PART em Braga.”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) anunciaram que, no âmbito da implementação do PART – Programa de Apoio a Redução Tarifaria, vão melhorar a oferta de transporte público na linha 02 que faz a ligação Ponte de Prado – Bom Jesus, aos sábados, domingos e feriados.

Em comunicado, a empresa municipal explica que a medida será implementada a partir do próximo dia 1 de Junho, sábado, e tem como objectivo responder ao aumento da procura turística pelo Bom Jesus “que tem ocorrido, de forma muito significativa, nos últimos anos bem como antecipar uma possível aprovação da candidatura em curso a Património Mundial da UNESCO”.

Assim, esta linha passará a dispor também, e tal como já acontece nos dias úteis, aos sábados, domingos e feriados de uma frequência constante, ao longo do dia, de 30 minutos.

“Os horários serão semelhantes aos dos dias úteis, sendo que no Bom Jesus as partidas serão realizadas às horas certas e às horas e trinta minutos, de modo a possibilitarem a ligação com o funicular, que é mais antigo em funcionamento no mundo movido a contrapeso de água, e que possibilita a ligação ao santuário”, refere a empresa.

Recorde-se que o PART foi implementado em Braga já em Abril e preconiza, para além de uma redução tarifaria transversal de 16% (que está já em execução nos passes de carregamento mensal) algumas melhorias de oferta que serão agora progressivamente implementadas.

No âmbito deste programa foi afecto ao Município de Braga a verba de 782.689 euros.

Deste montante foi alocado à redução tarifaria 81% deste valor, isto é 630.666,05 euros sendo que os restantes 19% no valor de 152.020,44 euros serão utilizados em melhorias de serviço.

“Os TUB querem ser mais do que um mero transporte de passageiros. Pretendem ser um interveniente activo junto da comunidade, assumindo-se na sociedade como um elemento distintivo pelo que a aposta turística e a candidatura a património mundial da UNESCO representam uma oportunidade que os TUB não vão desperdiçar”, refere a mesma fonte.

“Reter os actuais clientes, bem como captar novos clientes, faz parte da estratégia da empresa, pelo que as melhorias de oferta vão continuar por forma a que os TUB sejam cada vez mais uma referência não só no concelho, mas também em toda a região”, remata o comunicado.”

in Correio do Minho, 29/05/2019 #TUB #mobilidade #sustentável