“Aquisição de veículos ‘mais limpos’ dos TUB é exemplo para Madeira”

OS TRANSPORTES Urbanos de Braga apresentaram na Madeira, a convite do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, os seus investimentos em autocarros ‘mais limpos’.

O administrador executivo dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), Teotónio dos Santos e o responsável do Departamento de Engenharia e Equipamentos, Eduardo Nuno Ribeiro, estiveram na Madeira, a convite do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), para apresentarem os seus projectos de investimento com este apoio na aquisição de veículos que passem a utilizar fontes de combustíveis mais limpas – ‘Autocarros Limpos’.

Os TUB mostraram como aproveitaram o Eixo Estratégico ‘Apoiar a Transição para uma Economia com Baixas Emissões de Carbono’ para proceder a investimentos em veículos considerados ‘mais limpos’.

A apresentação teve lugar recentemente no evento denominado ‘A Política de Coesão na Região Autónoma da Madeira – PO SEUR’, realizado no Museu de Arte Contemporânea da Madeira-Casa das Mudas, na Calheta, Madeira, que teve como propósito divulgar alguns dos projectos que o POSEUR considera mais relevantes nos diversos domínios por si apoiados no Continente e na Região Autónoma da Madeira (RAM).

Teotónio dos Santos e Eduardo Nuno Ribeiro, em representação dos TUB, abordaram a motivação que levou os TUB à sua realização, dos resultados já alcançados e a alcançar com a sua implementação. Permitiu, assim, a partilha da experiência dos TUB, dos seus benefícios para a área urbana abrangida, comunidade e utentes dos transportes públicos colectivos de passageiros, designadamente a redução de emissões poluentes associadas ao transporte bem como o seu efeito na captação de novos utentes para o transporte público colectivo de passageiros.

Esta iniciativa visou dar a conhecer ao público em geral e em especial aos beneficiários do POSEUR na Região Autónoma da Madeira (RAM) bem como ao público escolar, os primeiros resultados já alcançados com aquele Programa com a aplicação do Fundo de Coesão. A selecção dos projetos apresentados, visou permitir também, a troca de experiências entre beneficiários atuais e potenciais, nas tipologias elegíveis na RAM, procurando, disseminar boas práticas.

Os TUB integraram um dos painéis, apresentando os dois projectos que foram aprovados pelo POSEUR e que estão a ser realizados por esta empresa municipal bracarense, no âmbito da eficiência energética dos transportes públicos colectivos de passageiros visando a redução de emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa.

O evento contou com a presença de várias entidades da Região Autónoma da Madeira, participando também na sessão o vicepresidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, representantes da Comissão Europeia bem como da Presidente da Comissão Executiva do POSEUR, Helena Pinheiro de Azevedo.

Os TUB vêm a público congratular-se pelo reconhecimento que o POSEUR atribui aos seus projectos de renovação da frota de autocarros através da aquisição de veículos com uma superior performance ambiental, referenciando os mesmos como projectos de referência nacional na implementação de medidas de eficiência energética e racionalização dos consumos nos transportes públicos de passageiros, visando a redução de emissões de CO2 e gases nocivos para o ambiente.

@Correio do Minho, 28 de março de 2019