“‘TUB Natal’ e viagens de borla cativam uso do transporte público”

DOZE MILHÕES de passageiros é o número que a empresa dos Transportes Urbanos de Braga espera alcançar até ao final do ano. Os autocarros especiais como o ‘TUB Natal’ cativam cada vez mais utentes.

“Esta é uma forma de convidar todos os bracarenses a conhecer melhor Braga, vindo até ao centro, e é também uma maneira de cativar as pessoas a usarem preferencialmente os transportes públicos em detrimento dos veículos próprios, em prol de um melhor ambiente da nossa cidade”.
Firmino Marques
Presidente conselho administração TUB

Quem quiser deslocar-se até ao centro da cidade para fazer compras ou simplesmente passear, tem à sua disposição um novo interface dos Transportes Urbanos de Braga, com o nome ‘TUB Natal, em que os passageiros pagam, apenas, um euro, por essa viagem com ida e volta. O autocarro especial foi ontem colocado à disposição dos bracarenses e voltará a circular de novo no próximo sábado.

Esta é uma das iniciativas promovida em parceria com a Associação Comercial de Braga, com o objectivo de incentivar os bracarenses a preferir o transporte público e a fazer compras nas lojas do centro da cidade, assim justificou Firmino Marques, vice- presidente da Câmara Municipal de Braga e presidente do conselho de administração da empresa Transportes Urbanos de Braga.

O autocarro ‘TUB Natal’ tem uma frequência de 15 em 15 minutos, com paragens na Av. Robert Smith (junto ao Minho Center), Av. da Liberdade, Praça Conde de Agrolongo, Av. Central, Rua D. Pedro V e Av. Padre Júlio Fragata.

“No fundo esta é uma forma de convidar todos os bracarenses a conhecer melhor Braga, vindo até ao centro, e é também uma maneira de cativar as pessoas a usarem preferencialmente os transportes públicos em deterimento dos veículos próprios, em prol de um melhor ambiente da nossa cidade e também tendo em conta os desígnios que nos impõe o compromisso da descarbonização”, explicou o autarca.

Outra das iniciativas que os TUB estão a dinamizar até ao final do ano, mas apenas ao fimde- semana e feriados, é a possibilidade de os detentores de passe TUB possam trazer consigo ‘de borla’ um convidado, acompanhando-o na sua viagem de autocarro.
Sandra Cerqueira, administradora dos TUB, indica que o objectivo é “atrair mais clientes”, mas também se pretende mostrar que andar de autocarro “é mais barato e mais rápido”, além de ser mais benéfico para o ambiente.

A responsável adverte para um estudo recente em que se divulga que 92% da ‘vida’ de um carro é passada parada (estacionado), servindo apenas para deslocações, por exemplo, casatrabalho, que, a seu ver, podem ser realizadas em transporte público.

“A nossa expectativa é que até ao final do ano os TUB transportem um total de 12 milhões de passageiros”, estimou Sandra Cerqueira, lembrando que, em média, diariamente, são transportados 50 mil utentes. “O crescimento tem sido contínuo e situa- se nos 3%”, indicou.

Para o presidente da Associação Comercial de Braga, Domingos Macedo Barbosa, estas iniciativas dinamizadas pelos TUB revelam-se de grande importância também para o comércio instalado no centro da cidade. “O programa ‘Braga é Natal’ promovido pelo Município de Braga nesta quadra natalícia é uma mais-valia para o comércio porque é um atractivo para as pessoas virem ao centro e com o apoio dos TUB é ainda melhor”, assinalou o responsável.

in Correio do Minho 16 de dezembro de 2018