“Concurso “Postal de Natal” dos TUB bateu recorde de participações”

O concurso organizado pelos Transportes Urbanos de Braga bateu, este ano, o recorde de participações, com 496 desenhos.
Lara Rodrigues, da Escola de Real, foi a vencedora do concurso Postal de Natal 2018, dos Transportes Urbanos de Braga.
A jovem desenhou o presépio dentro de um autocarro dos TUB e respetivo logotipo.
«As rodas do autocarro são as bolas de Natal», disse Lara.
A vencedora acrescentou ainda no postal que o Natal é transformação, união e bondade, usando a sigla TUB.
A segunda classificada foi Maria Sousa, da Escola de Gualtar, que explicou que o seu desenho mostrava um autocarro da TUB movido a eletricidade com o Pai Natal.
«Ele saiu do Polo Norte e foi entregar os presentes de Natal das crianças de Braga no autocarro dos TUB», explicou Maria Sousa.
O terceiro lugar foi para Maria Rodrigues da Escola de Gualtar.
As menções honrosas foram para Maria Ferreira, Sofia Nikitenkova, Tomás Guimarães, Nuno Machado, Manuel Silva, Letícia Inês e Eduarda Guimarães.
Todos os participantes receberam um voucher da FNAC. O primeiro lugar no valor de 150 euros, o segundo de 100 euros, o terceiro de 50 euros e dos quarto ao décimo prémio o valor foi de 10 euros.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem, na Tenda de Natal, localizada na Avenida Central.
O Grupo de Geraldinos dos Transportes Urbanos de Braga animaram a iniciativa.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, afirmou que o dia foi «particularmente especial porque envolve uma quadra que toca a todos que é o Natal».
Nesta quadra natalícia, os TUB lançaram o desafio a crianças e jovens, dos 5 aos 15 anos para desenharem um postal que associasse o Natal à importância do transporte público e em particular os TUB.
O critério de seleção do postal vencedor foi a criatividade do desenho e a originalidade presente na mensagem.
O júri foi constituído pela artista plástica e professora, Adriana Henriques, o gestor de projetos e fotógrafo José Carlos Costa e o fotógrafo Armando Cepeda.
Firmino Marques fez ainda referência ao circuito de Natal, uma carreira especial para os bracarenses poderem fazer as compras de Natal.
«Em articulação com a Associação Comercial de Braga, aproveitamos para divulgar uma Braga desconhecida para alguns. Queremos que sejam muitos os que adiram a este itinerário de Natal que os Transportes Urbanos criaram para estes dois sábados especiais. Queremos fazer o convite para as pessoas viajarem Ana Marques Pinheiro mais de transporte urbano, retirando as viaturas automóveis do centro da cidade, colaborando na descarbonização que é um objetivo da Europa, do nosso Governo e do nosso município», referiu o vice-presidente.
O embarque deste circuito é na Avenida Robert Smith, no espaço adjacente ao Minho Center e tem um conjunto de paragens assinaladas no percurso por árvores de Natal, onde os passageiros podem parar para fazer as suas compras.
«A Associação Comercial também se associou com os espaços que compõem o maior centro comercial a céu aberto, que é a cidade de Braga», disse o responsável.
Nos Transportes Urbanos de Braga, os utentes de passe, podem convidar uma pessoa e fazerem a visita à cidade, explicou ainda Firmino Marques.

@Diário do Minho, 16 de dezembro de 2018