“TUB/EM recorre a sistema inovador para higienizar frota”

EMPRESA MUNICIPALé a primeira a nível nacional a implementar uma solução amiga do ambiente, com recurso a vapor de água, processo que permite uma redução do consumo de água.

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) estão a proceder à higienização da sua frota, através de uma parceria com a Nano Green Wash, uma empresa inovadora e diferenciadora do concelho que apresentou à empresa municipal uma solução prática, cómoda, para higienização das viaturas.

Os TUB são assim a primeira empresa de transportes públicos, a nível nacional, a implementar esta solução amiga do ambiente, dando o seu contributo na promoção da higiene e saúde pública, bem como na importante contribuição para a redução do consumo de água.

A higienização, também conhecida por desinfecção, é um dos métodos mais indicados após a limpeza, porque é responsável pela eliminação de microorganismos vivos, como ácaros e bactérias, sendo os maiores causadores de doenças, alergias cutâneas e respiratórias.

Em comunicado, os TUB referem que a limpeza e higienização realizadas pela Nano Green Wash conta com produtos de alta qualidade, bem como equipamentos especializados e eficientes para retirar de forma eficaz, toda a sujidade das várias superfícies, do interior do autocarro, através da projecção de vapor de água, realizada por técnicos treinados para o efeito.

Preventivo nos riscos da saúde pública, através do suave, seco e puro vapor do sistema, ao ser penetrado nas superfícies de mais difícil acesso, inclusive tubagem de ar condicionado, este sistema não necessita de recorrer ao uso de produtos químicos, já que atinge temperaturas de esterilização. Este processo permite ainda uma redução no consumo habitual de água, para o mesmo serviço, em cerca de 95%, sem produzir águas residuais.

Um componente fundamental da higiene é a verificação da eficácia da limpeza e higienização. A Nano Green Wash, efectua em todas as suas intervenções, medições, que aferem o grau de higienização obtida, em que os resultados são publicados em cada autocarro.

Neste momento cerca de 30% da frota já foi abrangida por este processo e está previsto abranger a restante durante o ano de 2019.

Segundo a administração, é crescente a preocupação da empresa no domínio da sustentabilidade ambiental, bem como no conforto e saúde pública dos passageiros. “Estamos certos de que a adopção deste tipo de práticas vai fazer com que a empresa seja ainda mais valorizada e reconhecida pelos nossos clientes. Queremos continuar a melhorar o serviço ao cliente”, frisa Teotónio dos Santos.

#recortesdeimprensa #correiodominho #higienizacao #mobilidade