“Alunos de escolas privadas com desconto nos passes”

A partir da próxima quarta-feira, dia 21, os estudantes dos estabelecimentos de ensino privados poderão começar a carregar o seu passe dos TUB com um desconto equivalente ao dos estudantes do ensino público, informou fonte daquela empresa de transportes. Desta forma, equiparam-se os descontos a ambos os ensinos, sendo que até então apenas os do público podiam usufruir desta redução.

A medida foi aprovada pela Câmara Municipal de Braga no dia 31 de outubro, em reunião de executivo. Desta forma, todos os alunos do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos) de escolas privadas têm passe gratuito desde que residam a pelo menos 1,5 quilómetros do estabelecimento de ensino. Os do secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) obtêm 50 por cento de desconto no passe independentemente da distância entre a escola e a sua residência. Já os alunos do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos) que residam a menos de 1,5 quilómetros da escola, que frequentem tanto o ensino privado como o público, têm 50 por cento de desconto.

Fonte dos TUB adianta que «estas medidas integram um conjunto mais vasto da política de mobilidade urbana sustentável que tem vindo a ser implementada no município». «A promoção dos transportes públicos coletivos junto das gerações mais novas, a melhoria das linhas, o congelamento dos tarifários, a facilidade no acesso aos títulos de transporte, são medidas que contribuem para redução do número de viagens efetuadas em transporte individual, para a libertação de espaço público, para a descarbonização da cidade e que melhoram a qualidade de vida cidadãos», refere fonte da empresa.

“Esta alteração visa promover os transportes públicos coletivos junto das gerações mais novas.”

#diariodominho #recortesdeimprensa #mobilidade #sustentavel #TUB