“Projetos “School Bus” e “Kiss and Go” promovem mobilidade e segurança junto às escolas”

“o Município de Braga está a implementar várias medidas com o objetivo de melhorar a segurança, acessibilidade e mobilidade junto às zonas escolares.

Em funcionamento já se encontra o “School Bus” que, de forma segura, liga as quatro principais entradas de Braga (Av. Robert Smith, Maximinos, Variante do Fojo e Estádio Municipal) às respetivas escolas através de autocarro.

O serviço abrange o Ensino Básico em seis escolas centrais da cidade: Escola Básica 2,3 Francisco Sanches, Escola Básica 2,3 André Soares, Colégio D. Diogo de Sousa, Colégio Leonardo Da Vinci, Colégio Teresiano e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

Ao longo destas duas semanas de funcionamento o “School Bus” tem registado uma adesão bastante satisfatória, com cerca de 200 crianças a serem transportadas diariamente por este serviço até ao seu estabelecimento escolar, o que representa uma “poupança” superior a uma centena de automóveis no centro da cidade, evitando cerca de duas centenas de deslocações. A expectativa do Município é que o número de crianças a utilizar este serviço continue a crescer.

Nos casos em que as crianças são muito pequenas para utilizarem o “School Bus” e noutros locais esporádicos em que é inevitável o uso do carro, o Município está a implementar o “Kiss and Go”, projeto que consiste na reserva de lugares de paragem de automóveis destinados unicamente à tomada e largada de crianças. A paragem deverá ter a duração máxima de um minuto, pelo que as crianças devem ter a capacidade para, nesse breve período temporal, saírem do automóvel com os seus pertences, sem que o condutor desligue o motor, garantindo a reserva do lugar para o veículo seguinte.

Estes lugares estão devidamente sinalizados e pintados de azul para que surtam maior efeito nos automobilistas e seja bem percetível a sua função, apelando ao cumprimento das condicionantes destes lugares e fazendo com que sejam tirados os benefícios a que se destinam. A introdução destes lugares é combinada com a implementação nessas zonas medidas de acalmia de tráfego e definição de zonas 30 (velocidade máxima de 30Km/h).

Por cada cinco lugares demarcados, cumprindo- se o tempo estipulado de um minuto, garante- se o acesso a cerca de 50 automóveis em cada 10 minutos aumentando o fluxo de trânsito e a segurança rodoviária junto das escolas.

O “Kiss and Go” está implementado, nesta fase, no Largo S. João do Souto, Rua do Taxa, na Avenida Central e na Praceta André Soares, abrangendo o Colégio D. Diogo de Sousa, o Colégio Leonardo Da Vinci, a Escola Carlos Amarante, a Creche de Braga, a EB1 de S. João do Souto, a Escola EB 2/3 Francisco Sanches, o Externato Paulo VI, o Colégio D. Pedro V e a Escola Básica André Soares.

Fundamentais para a descarbonização e adoção de outros meios de transporte

Miguel Bandeira, vereador da Câmara Municipal de Braga, considera que estes projetos são «fundamentais » para se atingir a meta da descarbonização e para estimular a adoção de outros modos de transporte. «A mobilidade na zona consolidada da cidade, em horas de ponta, está claramente implicada com o acesso às escolas e com os horários das mesmas. Por esse motivo tem de existir um compromisso de todos onde a segurança da criança esteja em primeiro lugar e a prioridade seja dada ao transporte público e à circulação pedonal», defende. Por seu turno, o diretor da Associação da Creche de Braga, José Eduardo Sousa, refere que o impacto do “Kiss and Go” é o melhor possível.

«Esta é uma ideia que resolveu o acesso à escola por parte dos pais e está a funcionar muito bem, disse, opinião que é partilhada pelo diretor do Colégio D. Diogo de Sousa, António Araújo, acrescentando que «foi uma belíssima medida porque disciplina o trânsito e aumenta o civismo na entrega dos meninos».

Os critérios de seleção das escolas para esta primeira fase, quanto ao “School Bus” e ao “Kiss and Go”, assentaram na sua centralidade e na intensidade com que afetam o tráfego na sua envolvente.

O “School Bus” é um dos projetos inseridos no BUIL – Laboratórios Urbanos para a Descarbonização, financiado pelo Fundo Ambiental. Já o “Kiss and Go” nasce de um conceito internacional adota- O serviço abrange seis escolas centrais da cidade do por várias cidades com impacto positivo.”

in Diário do Minho, 29/09/2018 #recortesdeimprensa #tub #braga #mobilidade