“TUB cativam alunos para transportes públicos”

TUB estão a dinamizar acções de sensibilização junto das escolas EB 2,3 do concelho. Objectivo é sensibilizar para a utilização dos transportes públicos.

Sensibilizar os mais novos para a utilização dos transportes públicos e incutir-lhes boas práticas de segurança são os grandes objectivos da campanha que os TUB desenvolvem nas escolas EB 2,3 do concelho, abrangendo alunos em idade de começarem a deslocar-se de forma autónoma.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, os TUB deram inicio ao projecto de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável denominado ‘Transportes e Cidadania’, dirigido às escolas EB 2,3 do concelho de Braga.
A EB 2,3 Dr. Francisco Sanches foi a primeira a receber esta acção, que ali envolveu seis turmas do 5.o ano, abrangendo um total de 150 alunos.

Em comunicado, os TUB explicam que “estas acções visam sensibilizar os alunos para a importância de utilizar o transporte público do ponto de vista do ambiente e da sustentabilidade”.

Este projecto é apresentado como mais um exemplo das boas práticas, inspirado no modelo adoptado pela cidade alemã Bremen, vencedora do Prémio Mobilidade Urbana, concedido pela Comissão Europeia.

“O processo da cultura de mobilidade sustentável começa muito cedo, ainda no ensino básico, os TUB conscientes desta realidade disponibilizaram-se, desde a primeira hora, para responder à preocupação manifestada pelos pais em sede de Conselho Municipal de Educação,

respondendo desde o ano de 2015 com várias acções de sensibilização que até ao momento já chegaram a cerca de 8000 jovens alunos do concelho de Braga”, refere a mesma fonte.

Dos mais de 50 mil passageiros transportados diariamente pelos TUB, cerca de 15 mil são alunos do concelho.

A acção de sensibilização para o uso de transportes públicos está integrada no âmbito da aula de ‘Oferta Complementar’.

Nesta acção, os alunos ficaram a conhecer a história dos transportes públicos que chegaram a Braga em 1874. O carro americano (introduzido em 1875), o elevador do Bom Jesus (em funcionamento desde 1882) e o troleicarro, que funcionou entre os anos de 1963 e 1979, foram os meios de transporte utilizados na cidade até que, em Fevereiro de 1982, chegarem os TUB.

Nestas acções os alunos também também a saber algumas curiosidades sobre a empresa municipal de transportes.

A vertente tecnológica também é abordada, nomeadamente a página dos TUB na internet, a presença da empresa nas redes sociais e a aplicação ‘TUB Mobile’, através da qual todos podem aceder, de forma rápida e gratuita, aos horários dos autocarros e carreiras existentes.

Os responsáveis deixaram vários conselhos no que diz respeito às boas práticas de utilização do transporte público, alertando para regras de segurança, comportamentos adequados quer a bordo, quer no caminho de e para a paragem. O projecto abordou ainda o tema da mobilidade ciclável, com a demonstração prática através da utilização de uma bicicleta desdobrável. Nesta matéria é abordada a entrada e saída do autocarro com uma bicicleta deste género, mas sobretudo os comportamentos a adoptar na via pública por forma a garantir a segurança.

in Correio do Minho, 21 de setembro de 2018