Autocarros Elétricos geram poupança de 75%

Seis novas viaturas começam a circular na cidade mas viagens só são grátis por alguns dias

BRAGA
Os seis autocarros adquiridos pelos Transportes Urbanos de Braga (TUB) por três milhões de euros – apoiados por fundos comunitários – começam hoje a circular no centro da cidade, com viagens experimentais gratuitas, que partirão da Avenida Central entre as 10 e as 15 horas.

Na próxima semana, a perspetiva é que sejam introduzidos oficialmente nas linhas que ligam a estação de comboios à Universidade do Minho e ao hospital.

De acordo com o administrador dos TUB Teotónio Santos, as viaturas elétricas têm capacidade para circular 150 quilómetros e vão reduzir as emissões de dióxido de carbono em 253 toneladas por ano. Até 2021, a vontade é renovar um terço da frota com mais 30 viaturas, não só elétricas, mas também movidos a gás natural comprimido.

Para já, com os primeiros autocarros elétricos, a empresa estima uma poupança de 75% relativamente ao fim do combustível, mas o valor não se refletirá nos tarifários. Segundo o presidente da Câmara, Ricardo Rio, “só poderá haver transportes mais baratos quando o Estado apoiar os TUB”.

O secretário de estado do Ambiente, José Mendes, garantiu, ontem, que “estão a ser estudados esses apoios”.

in Jornal de Notícias, 19/09/2018