SchoolBus

A Câmara Municipal de Braga e os Transportes Urbanos de Braga vão lançar o projeto SchoolBus no ano letivo 2018/2019. Este projeto, que terá início no dia 17 de setembro de 2018 e decorrerá até ao final do ano letivo abrangerá, nesta fase o Ensino Básico em 6 escolas da zona central da cidade. As escolas são: Colégio D. Diogo de Sousa, Colégio Leonardo Da Vinci, Colégio Teresiano, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Escola Básica 2/3 André Soares e Escola Básica 2/3 Francisco Sanches.

O SchoolBUS liga as quatro principais entradas da cidade às escolas através de autocarro. A partir da Avenida Robert Smith (junto ao Minho Center), de Maximinos (junto ao Continente Bom Dia), da Variante do Fojo (junto ao edifício Ideia Atlântico) e do Estádio Municipal, as crianças passarão a seguir viagem de autocarro até à escola. Os pais, que terão que se inscrever por forma a receberem um passe sem qualquer custo para o agregado familiar, deixarão de se deslocar de automóvel até à porta da escola, descongestionando assim estes locais.

O SchoolBus pretende apoiar a descarbonização na cidade no que concerne à redução das emissões de poluentes e gases de efeito de estufa, à redução do congestionamento, à redução dos níveis de sinistralidade, ao incentivo à autonomia e responsabilidade das crianças, à definição de espaços mais inclusivos e seguros, bem como ao incremento da qualidade de vida da população. Assim, o projeto contará também com intervenções pontuais nas escolas para minimizar o uso do transporte individual e privilegiar o transporte público, dando-lhe preferência e prioridade.

Toda a operação estará à responsabilidade dos Transportes Urbanos de Braga que irão testar uma nova forma de validação dos passes a bordo dos autocarros do SchoolBus, sendo este também um passo importante para a desmaterialização dos títulos de transporte.

Os encarregados de educação terão que inscrever (obrigatoriamente) os alunos através do formulário online disponibilizado pelos TUB (https://tub.pt/schoolbus/) e, passado 5 dias úteis, poderão levantar os seus passes, gratuitamente nas respetivas escolas. Os passes permitirão ainda utilizar os autocarros da rede dos TUB.

O SchoolBUS foi testado na Semana da Mobilidade de 2017, tendo sido um sucesso, levando muitos encarregados de educação a pedir o prolongamento do mesmo para todo o ano letivo. Esta ação-piloto de curta duração levou a que fossem retirados 100 automóveis individuais. Uma ação continuada, como a deste ano, terá impactes superiores.

Consulte os horários e os locais de partida dos autocarros aqui: SCHOOL BUS 2018