“Linha 44 dos TUB: destino de eleição Praia Fluvial de Adaúfe”

“TODOS A BORDO DA LINHA 44 dos TUB que transporta, diariamente, bracarenses e visitantes que têm como destino a praia fluvial de Adaúfe, um dos espaços de eleição.”

“Todos a bordo da linha 44 dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) para desfrutar de um belo espaço, bem aqui ao lado da cidade, a praia fluvial de Adaúfe que é um dos locais de eleição de milhares de bracarenses e visitantes. O autocarro partia cheio de passageiros e de boa disposição, pois afinal o destino é aprazível e a viagem é, garantidamente, cómoda e tranquila.

Se para uns esta viagem era uma estreia, para outros este curcuito dos TUB já faz parte do seu roteiro de Verão.

Famílias, turistas e muitos bracarenses dizem que “este é um serviço muito importante para os utentes dos TUB que não têm outro meio de transporte ou para aqueles que queiram viajar, tranquilamente, sem ter a preocupação do estacionamento, que nem sempre é fácil, principalmente ao fim-de-semana”.

Este circuito estival opera todos os dias da semana até 2 de Setembro, através de de oito viagens diárias, com partida da Avenida Central entre as 10 horas e as 19 horas.

Apesar do tempo não ter ajudadado, esta linha já transportou cerca de 4 mil passageiros, mas o objectivo, segundo Albino Simões, dos TUB, é chegar aos dez mil. “Esta linha iniciou em 2014 e tem vindo a crescer o número de passageiros. O ano passado transportou 7 mil passageiros e o objectivo é chegar aos dez mil passageiros neste dois meses de Julho e Agosto”.

Com o aumento das temperaturas já a partir desta semana, a praia fluvial de Adaúfe é um dos espaços mais procurados e, caso a procura ‘dispare’, António Gama, dos TUB, garante que “estão preparados para reforçar a linha com mais uma viatura a circular em simultâneo”, o que aliás “já aconteceu em anos anteriores”, contou.

Albino Simões sublinha que “este é um serviço, cada vez mais, procurado pelas escolas e ATL’s que todos os anos aumentam os pedidos para o transporte das crianças para a praia de Adaúfe”.

Neste serviço especial de Verão, cada viagem tem um custo de dois euros e, se permanecer até uma hora e meia, pode utilizar o mesmo bilhete. Se adquirir os pré-comprados, a viagem fica ainda mais acessível, terá um custo de 1,49 euros. Neste serviço, os utentes com título de transporte podem também usufruir desta linha.

Eurico Santos é o motorista de serviço na linha 44 dos TUB, todas as terças-feiras, no horário das 15 horas. “Este serviço é uma mais-valia para a cidade que garante aos bracarenses e aos visitantes usufruírem de um linha directa para um local tão aprazível como é a praia de Adaúfe”.

Ao volante do autocarro, ouve vários idiomas. “Por aqui passam várias nacionalidades. É um circuito muito interessante e agradável de se fazer. Esta é uma linha muito útil para todos aqueles que queiram conhecer o nosso rio Cávado e o espaço da praia de Adaúfe”.

A praia fluvial de Adaúfe está entre as melhores praias portuguesas do género e atrai todos os anos milhares de veraneantes e turistas. Para além das condições naturais que o Rio Cávado oferece, tem um extenso relvado recortado por percursos pedonais acessíveis bem como um interessante património edificado do qual se destaca um engenho para elevação de água e rega dos campos agrícolas adjacentes.

Dispõe ainda de uma ampla zona relvada onde se pode apanhar banhos de sol, fazer piqueniques, jogos com bola, aluguer de gaivotas.

A Praia Fluvial de Adaúfe é também uma praia acessível para todos, disponibilizando uma cadeira anfíbia que permite aos banhistas com mobilidade reduzida irem à água. Albino Silva movimenta-se numa cadeira de rodas e é um dos frequentadores assíduos desta praia de Adaúfe e utilizador da linha 44 dos TUB, cujo transporte é também acessível.

“Sinto-me muito bem vir cá a esta praia que é acessível e o transporte é igualmente acessível, confortável e seguro”, afirmou Albino Silva.

De destacar também que a praia de Adaúfe é uma das 33 praias fluviais do país a ostentar Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa que galardoou 332 praias, a nível nacional, com o prémio ambiental que reflecte as boas práticas ambientais das praias a nível internacional.”

in Correio do Minho, 01/08/2018 #tub #recortesdeimprensa #mobilidade #sustentável #braga