“Bispo destaca papel dos TUB na “humanização” do concelho”

“FRANCISCO Senra Coelho foi o de ontem do convidado do ‘Pequeno almoço com…’ dos TransportesUrbanos de Braga. O bispo auxiliar elogiou o serviço público prestado pela empresa municipal.”

““A vossa casa tem rodas, é comouma embaixada de Braga”, afirmouontem o bispo auxiliar deBraga, Francisco Senra Coelho,convidado de mais um ‘Pequenoalmoço com…’ nos TransportesUrbanos de Braga (TUB), considerandoque a empresa deve desempenharum papel importante“na humanização de Braga”.

Convidado a abordar o tema‘Famílias do século XXI’, o preladodestacou o papel da transportadoramunicipal enquantoserviço público que deve ser“cada vez mais generalizado ede modo algum limitado”.O bispo auxiliar de Braga relevouo papel de “grande promoção humana” que os TUB desempenham,nomeadamente naszonas rurais do concelho e sobretudojunto da populaçãomais idosa, a qual tem no transportepúblico um importantemeio de mobilidade e até de socialização.

“Fazei um serviço público queredunde a favor das famílias”,apelou o prelado à administração e aos funcionários dos TUBno encontro que assinalou o DiaInternacional da Família e queintegrou o plano de formação daempresa municipal.

Sobre o tema que o levou a tomaro pequeno almoço nosTUB, Francisco Senra Coelhocomeçou pela interrogação: “afamília está em mudança ou numacrise profunda de destruição?” para concluir que a possibilidadede as novas geraçõesconstituirem família passa pelaestabilidade económica e peloemprego. “Quem se atrave aconstituir família com reciboverde e ter filhos sem estabilidadelaboral?”, questionou.

Preocupado com o envelhecimentoe a desertificação humanaacentuados no interior do país, emesmo em vários concelhos dodistrito de Braga, o bispo avisouque não basta uma “atitude assistencial”para contrariar essefenómeno. Senra Coelho entendeque, a nível local, “tem-sefeito tudo” para evitar o abandonodo interior, só que “este problemanão pode ser enfrentadoapenas com o dinamismo autárquico,mas com a intervenção dopoder central”.”

in Correio do Minho, 17/05/2018 #TUB #mobilidade #sustentável #recortesdeimprensa