“Braga mostra-se em evento tecnológico”

“A cidade de Braga marca presença no Portugal Smart Cities Summit, que decorre até amanhã no Centro de Congressos de Lisboa, na antiga FIL, com a apresentação dos projetos implementados no âmbito das “Smart Cities”.

Este é o maior evento tecnológico do país, que reúne autarcas, empreendedores e especialistas para abordar os grandes desafios e futuro das cidades, onde o Município de Braga dá a conhecer a sua abordagem sustentável e inovadora, no que diz respeito à gestão do território, mobilidade e interação com os cidadãos.

As plataformas desenvolvidas para os Transportes Urbanos de Braga (TUB), através da parceria tecnológica com a Universidade do Minho e a Bosch, bem como a tecnologia das empresas incubadas na StartUp Braga, ou projetos como o ‘Chatbot’, a aplicação ‘BragaINCOMING’, e a plataforma de monitorização da atividade de recolha de lixo pela AGERE, estiveram em destaque no primeiro dia do evento, no qual Braga se afirmou como uma cidade que promove o desenvolvimento sustentável através de elevados indicadores do desempenho dos seus serviços e da qualidade vida da população.

Durante os três dias do evento, onde se discute o destino das cidades inteligentes, Braga irá apresentar, ainda, os planos previstos para o futuro.

O projeto ‘Braga Resolve’, o canal interativo do Município, ou o projeto ‘MYCITY Braga’, são as novas soluções que brevemente estarão ao serviço dos bracarenses.

A aplicação ‘Braga Resolve’ será mais uma ferramenta à disposição dos munícipes para reportem uma ocorrência que será automaticamente localizada por gps, enviada para uma plataforma e imediatamente reportada aos respetivos serviços municipais com vista à resolução do problema. Após a receção da ocorrência, o problema é analisado e avaliada a sua prioridade de intervenção. Esta tecnologia permite que o munícipe que reportou a ocorrência acompanhe de forma interativa todo o processo, desde o primeiro contacto até à resolução do problema.

«Braga integra um grupo de cidades que se compromete a monitorizar o respetivo desempenho e a fazer refletir os resultados nas suas políticas com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficiente», referiu João Rodrigues, vereador da Câmara de Braga, sustentando que a participação da autarquia no Portugal Smart Cities Summit «permite uma intensa partilha de conhecimentos sobre os mais variados setores que comungam do conceito de cidades inteligentes».

O evento tem como objetivo agregar municípios, empresas, universidades e startup’s, num certame que tem, também, a sua componente de negócio.”

in Diário do Minho, 12/04/2018 #tub #mobilidade #inteligente #recortesdeimprensa