“Horários dos TUB em tempo real? A partir da próxima semana”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) lançam na próxima semana uma nova plataforma que vai antecipar em tempo real qualquer tipo de imprevistos que possam condicionar a circulação do parque automóvel da empresa municipal e que impliquem um atraso no cumprimento dos horários estabelecidos.”

“Rui Martins, dos TUB, explica o conceito da nova tecnologia”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) estão a desenvolver uma nova tecnologia que servirá antecipar qualquer tipo de imprevistos na via pública que possam condicionar a prestação do serviço, nomeadamente no cumprimento dos horários estipulados.

Esta tecnologia está a ser desenvolvida em parceria com a Bosch foi apresentada esta quarta-feira no certame Portugal Smart Cities 2018, que decorre em Lisboa, e vai permitir que os operadores de monitorização dos TUB possam actuar de forma “preventiva e correctiva”. Rui Martins, dos TUB, explicou que esta plataforma permitirá “eliminar uma das maiores condicionantes do serviço de transporte urbano”, a sua imprevisibilidade. “Queremos dotar os nossos passageiros de informação em tempo real e queremos que todos os esses dados também sirvam para criar novos procedimentos internos de forma a antecipar as condicionantes do serviço”, disse.

Francisca Ribeiro, da Bosch, disse que a nova tecnologia permitirá ainda obter “estimativas mais acertadas e em tempo real” do cumprimento ou atraso dos horários estabelecidos através da aplicação dos TUB.

Nova tecnologia será lançada na próxima semana

Com esta nova ferramenta é criada uma “oferta personalizada às necessidades dos utilizadores” de cada uma das linhas de circulação dos TUB, disse Rui Martins. “Eliminamos a imprevisibilidade da nossa oferta já que o utilizador sabe exactamente o tempo para a chegada do autocarro a uma determinada paragem”, acrescentou.

Por enquanto, esta plataforma está em fase de testes em duas linhas: entre Prado e Bom Jesus (linha 2) e entre a estação da CP e o campus de Gualtar (linha 43). Bruno Martins disse que “o feedback recebido tem sido muito positivo” e que, na próxima semana, esta nova tecnologia será lançada aos utilizadores “ainda em versão de testes” através da aplicação dos TUB.”

in RUM, 12/04/2018 #tub #mobilidade #inteligente #recortesdeimprensa