“TUB já estudam primeira experiência BRT”

“Estação CP – Universidade do Minho deverá ser o eixo escolhido para a primeira experiência BRT na cidade dos arcebispos.”

“Administrador dos TUB, Teotónio Santos assegura objectivo de implementar sistema BRT em Braga”

“O BRT em Braga é um projecto que se mantém na secretária do novo administrador dos Transportes Urbanos de Braga, Teotónio Santos, e a primeira experiência deverá começar no eixo que liga a estação de caminho-de-ferro à Universidade do Minho. A possibilidade foi adiantada pelo sucessor de Baptista da Costa em entrevista ao programa Campus Verbal, na noite desta terça-feira.

Os novos autocarros eléctricos que em Junho começam a circular na cidade de Braga já estão preparados para essa possibilidade. “Estamos a trabalhar com a câmara de uma forma muito proactiva, no eixo da Rodovia, para que possamos ter brevemente algumas vias segregadas e, ao mesmo tempo, semaforização inteligente que permita dar prioridade ao transporte público, portanto podemos ter uma primeira experiência na zona da Rodovia, no eixo que liga a estação de caminho-de-ferro à Universidade do Minho”, especificou Teotónio Santos.

2025 foi a meta temporal estabelecida pelo anterior administrador para a chegada do BRT a Braga, mas com as vias segregadas equacionadas para as próximas obras na cidade, Teotónio Santos olha de forma positiva para este processo com uma primeira experiência mais cedo do que se estimava.

O BRT é visto como uma forma de oferecer um elevado nível de serviço, utilizando o modo autocarro para fornecer um serviço semelhante ao do metro/eléctrico.””

in RUM, 07/02/2018 #recortesdeimprensa #mobilidade #sustentavel #tub