“Viaturas eléctricas serão utilizados na linha Estação–UMinho”

“Os seis primeiros autocarros eléctricos dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) entram em circulação em Junho.”
 
Teotónio Santos, Administrador dos TUB, explica características das viaturas adquiridas
 
A partir de Junho começam a circular na cidade de Braga os primeiros seis autocarros eléctricos adquiridos pela empresa municipal Transportes Urbanos de Braga. Vão circular na linha Estação de caminhos-de-ferro e Universidade do Minho, terão autonomia para 180 kms e capacidade para transportar 80 passageiros.
Esta terça-feira, em entrevista ao programa Campus Verbal, o administrador dos TUB explicou que a escolha destas baterias resulta de estudos do departamento de engenharia. “A partir de determinado valor de kms reduz significativamente o número de lugares, porque cada autocarro só pode ter peso de 19 toneladas, incluindo os passageiros, portanto se tivermos baterias muito mais capazes, reduzimos significativamente a capacidade de carga”, sustentou Teotónio Santos.
 
Lembrando que o processo de aquisição é mais exigente do ponto de vista financeiro, mas, posteriormente terão custos de operação “muito mais reduzidos, cerca de 25% de um autocarro a gasóleo”, o administrador referiu que numa primeira fase a aquisição de seis viaturas exigirá “um trabalho de adaptação dos motoristas e dos mecânicos”. Além disso, a empresa contratou recentemente mecatrónicos, “pessoas especializadas na área da mecânica e da electrónica”. Ontem mesmo, a empresa lançou o concurso para as baterias de carregadores para os seis autocarros eléctricos.
O lançamento do concurso ao PO SEUR para aquisição de viaturas por parte dos Transportes Urbanos de Braga previa a aquisição de seis autocarros, mais vinte e cinco, isto porque, recordou Teotónio Santos, “dependendo de um apoio que possa existir no futuro” a empresa já tem o concurso feito “necessitando apenas de o executar”.”
 
in RUM, 07/02/2018 #recortesdeimprensa #mobilidade #sustentavel #tub