“‘Transportes e Cidadania’ chegou a quase cinco mil alunos”

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL é o tema principal do projecto, que os TUB retomaram, pelo terceiro ano consecutivo. Acções de sensibilização chegam, este ano lectivo, aos alunos dos 5.º e 7.º anos

Sensibilizar os mais novos para a utilização dos transportes públicos e incutir-lhes boas práticas de segurança são os grandes objectivos do projecto que os Transportes Urbanos de Braga (TUB) retomaram a semana passada. ‘Transportes e Cidadania’, que vai na terceira edição, já chegou a quase cinco mil alunos, sendo que este ano lectivo é direccionado a todos os estudantes dos 5.º e 7.º anos de escolaridade das escolas do concelho.

Estas acções de sensibilização, planeadas e executadas pelos colaboradores dos TUB, já se iniciaram e são dirigidas a todos os alunos dos 5.º e 7.º anos de escolaridade, abrangendo, ao longo do ano lectivo 2017/2018, todas as escolas do concelho de Braga.

Em 2015, os TUB chegaram a mais de 1600 jovens de 56 turmas e em 2016 foram abrangidos 3331 alunos de 125 turmas.

“Os TUB pretendem ser reconhecidos na mobilidade urbana como um elemento distintivo na sociedade pelo que retomaram o projecto ‘Transportes e Cidadania’”, justifica fonte daquela empresa municipal, destacando que o projecto “visa sensibilizar os alunos do concelho para a mobilidade sustentável”.

Sensibilizar os mais novos para a utilização dos transportes públicos, incutindo-lhes boas práticas de segurança e fomentar o uso da bicicleta em contexto urbano é a mensagem que se pretende passar.

A vertente tecnológica também é abordada nas acções de formação. A página dos TUB na internet, a presença da empresa municipal de transporte nas redes sociais, o blog e a aplicação TUB Mobile, através da qual todos podem aceder, de forma rápida e gratuita, aos horários dos autocarros e às carreiras existentes são apenas alguns assuntos abordados nas acções de sensibilização.

A aula de ‘Oferta Complementar’ inclui, ainda, informação sobre a história do transporte público na cidade de Braga, bem como curiosidades sobre a empresa municipal de transportes.

Os responsáveis dos Transportes Urbanos de Braga deixam, ainda, conselhos aos que utilizam os autocarros, tais como nunca correr para apanhar o autocarro; subir e descer as escadas calmamente e em fila indiana; dar prioridade aos passageiros mais vulneráveis como idosos, grávidas ou com crianças ao colo e portadores de alguma deficiência; não danificar o interior ou exterior dos veículos; não gritar ou fazer barulho; e não colocar a cabeça ou os braços de fora das janelas.

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) transportam cerca de 50 mil passageiros por dia, dos quais 15 mil são jovens das várias escolas do concelho de Braga, pelo que este projecto de sensibilização para a mobiolidade sustentável representa uma grande oportunidade para seduzir e captar novos clientes de modo a tornar a cidade do futuro cada vez mais eficiente e mais sustentável.

in Correio do Minho, 20/11/2017 #TUB #TUBraga #mobilidade #sustentável