“Trabalhadores são peça-chave do sucesso da TUB”

dm161124-6

“Ciente de que “a peça mais importante de qualquer empresa são os seus colaboradores” (palavras de Firmino Marques), a administração da TUB — Transportes Urbanos de Braga tem vindo não só a proporcionar formação aos seus trabalhadores mas também a incentivá-los e a dar-lhes condições para que aumentem as suas competências.

Um desses colaboradores, Vânia Barbosa, acaba de concluir o mestrado na Universidade do Minho, e ontem partilhou o sua tese com os colegas.

Convidada pela administração da TUB para ser a protagonista de mais uma edição de ‘Pequeno- almoço com…’, Vânia Barbosa, responsável pelo Departamento de Segurança Higiene e Saúde da empresa municipal, traçou o diagnóstico da empresa que encontrou quando em 2004 chegou à TUB e, com recurso a imagens que mostravam o antes e o depois, deu conta das transformações ocorridas para adequar a empresa às normas e leis em vigor.

A sua tese de mestrado versou precisamente sobre um caso prático: os momentos mais marcantes do seu percurso na TUB.

“É importante realçar que o que foi feito, toda esta transformação na TUB a nível de Segurança, Higiene e Saúde, foi feita com as mesmas pessoas e nas mesmas instalações”, realçou a agora mestre, admitindo que no início se deparou com a natural resistência dos colaboradores à mudança. “Foi preciso motivar as pessoas, envolvê-las, fazê-las acreditar no projecto e os resultados positivos para eles e, consequentemente, para a organização”, explica, realçando que também foi fundamental o compromisso assumido pela gestão de topo para implementar as transformações ocorridas.

Os resultados dessas transformações na área da Segurança Higiene e Saúde estão à vista e as estatísticas mostram precisamente o retorno do investimento concretizado (ler caixa).

A nível pessoal, Vânia Barbosa pretende agora seguir para o doutoramento. No que à TUB diz respeito, e na área que lhe compete, com a anuência da administração, o objectivo é avançar com a certificação da TUB pela norma NP4397.

“A importância desta certificação e reforçar a imagem de qualidade que queremos passar para o exterior. É mostrar à sociedade algo que já fazemos internamente”, disse.

Vânia Barbosa aproveitou o momento para agradecer o apoio e o incentivo que recebeu dos administradores e dos colegas colaboradores para conseguir levar para frente o mestrado: “Promover a formação e a capacitação de todos os colaboradores, de todas as áreas, tem sido um objectivo da administração. O impacto tem sido muito positivo e os resultados estão à vista”.

TUB
Sinistralidade laboral e acidentes rodoviários reduziram para quase metade

A transformação operada na TUB, ao longo dos últimos anos, a nível da Segurança, Higiene e Saúde está a dar resultados e a prova disso são as estatísticas.

Vânia Barbosa, responsável pelo departamento em questão, realçou ontem que entre 2005 e 2015, a sinistralidade automóvel envolvendo viaturas da empresa municipal registou uma redução na ordem dos 47%.

Em 2005 verificaram-se 240 acidentes com autocarros, dos quais 177 com responsabilidade por parte da empresa. Em 2015 esse número já tinha reduzido significativamente: 145 acidentes, dos quais 90 da responsabilidade da empresa. Outros ganhos verificam-se a nível da redução da sinistralidade laborar que, entre 2011 e 2015 registou uma redução na ordem dos 45,5%.

Em 2011 registaram-se 11 acidentes de trabalho, com 209 dias de trabalho perdidos. Já em 20015 verificaram-se 6 acidentes de trabalho, que representaram 189 dias perdidos.”

Correio do Minho, 24/11/2016 #TUB #Mobilidade #Urbana #Sustentável