“Revolução 4.0 está já em marcha nos transportes urbanos”

cm_11_11_16-4_2

“Francisco Duarte, coordenador na Bosch”

“A qualidade é um dos pilares onde assenta a revolução industrial 4.0, tema amplamente abordado por Francisco Duarte, coordenador da Bosch Car.

A conectividade, apoiada pela tecnologia, é um dos pontos que caracteriza esta indústria. “Vamos ter dados sobre tudo em tempo real”, diz Francisco Duarte, acrescentando, nesse âmbito, é importante termos pessoas capazes de usar e analisar esses dados.

Falando no caso concreto dos TUB, o coordenador diz que a revolução 4.0 está já em marcha por conta desta obtenção de dados que precisam agora de ser analisados de modo, por exemplo, a antever problemas ou potenciar serviços, servindo melhor os clientes. “Sei que os TUB têm um projecto de formatização dos autocarros. Isso permite saber, por exemplo, onde está o autocarro, quantas pessoas entram ou saem e até onde. Através desses dados conseguem adoptar o tipo de manutenção que fazem ou mesmo prever que o autocarro avarie porque visualizam parâmetros que estão a sofrer um desvio”, diz.

O objectivo, de acordo com Francisco Duarte, é recolher e transformar dados em indicadores que podem ser usados para benefício dos utilizadores.”

in Correio do Minho, 11/11/2016 #TUB #Braga #Bosch #WorldQualityDay #mobilidade #sustentável