“Paixão e qualidade para atingir o sucesso”

cm_11_11_16-4

“QUALIDADE foi o tema do seminário que os Transportes Urbanos de Braga promoveram para assinalar o Dia Mundial da Qualidade. Empresa, que está já certificada em várias áreas, quer obter a excelência em todos os domínios em prol dos clientes.”

““Com a paixão é possível fazer mais e melhor, mantendo a qualidade”. Estas palavras de Firmino Marques, presidente do Conselho de Administração dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), serviram de mote para o seminário que a empresa municipal promoveu ontem com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Qualidade.

Sensibilizar para a importância que a Qualidade assume no crescimento e prosperidade das organizações foi o grande objectivo desta a iniciativa que contou com dois oradores exímios neste tema: Francisco Duarte, coordenador da Bosch Car Multimedia Portugal, e Baptista da Costa, docente do IPCA e administrador dos TUB.

A Qualidade tem sido uma área em que a actual administração dos TUB tem apostado e a aprova disso é a certificação que a empresa municipal obteve recentemente ao nível do sistema de investigação, desenvolvimento e inovação, o que permitiu, segundo a directora da Qualidade da empresa, Cristina Gago, “começar a abordar o conhecimento de outra forma”, onde a participação e o envolvimento dos colaboradores se torna fundamental.

“Temos de ir de encontro às expectativas das pessoas, não só dos clientes, mas também dos fornecedores, de todos”, revela a responsável, admitindo que a gestão terá de se adaptar a estas mudanças.

“Queremos a excelência. A excelência é a qualidade total, em todas as áreas. No fundo é como certificar a empresa em todas as áreas”, prossegue Cristina Gago.

Conectividade, transparência e liderança foram as palavras-chave focadas pelos oradores deste seminário, onde importância da Qualidade, quer ao nível da gestão, quer ao nível dos procedimentos de acção, são consideradas vectores fundamentais para a prosperidade das empresas que visam, em última estância, a satisfação dos seus clientes.

Baptista da Costa, que abordou a importância da ‘Liderança em sectores maduros’ – Indústria, Administração Pública, sector financeiro, entre outros – começou por fazer uma distinção entre liderança e gestão, dois sistemas de acção distintos, mas complementares.

“A gestão lida com a complexidade. A liderança lida com a mudança”, diz Baptista da Costa, considerando que as mudanças radicais são cada vez mais necessárias para sobreviver e cumprir eficazmente neste novo ambiente, o que exige maior liderança.

Visão e implantação são, segundo administrador dos TUB, duas componentes da liderança.

“No papel de visionários os líderes definem a direcção e no da implantação agem em proveito dos outros”, aponta.

Teotónio dos Santos, a quem coube o papel de encerrar este seminário, referiu que alguns dos temas abordados são já uma realidade nos TUB e que, por isso, esta é “mais que uma empresa que tem autocarros a circular, onde se mudam pneus e onde se meteu gasóleo”.

“Hoje os TUB são uma empresa que participa activamente na vida da cidade, uma empresa onde há know how, onde há conhecimento e onde há competência.

Por isso é a única empresa de transporte rodoviário que cresce, aumenta passageiros e receita”, prossegue o administrador, que incitou os colaboradores a continuar a evoluir.”

in Correio do Minho, 11/11/2016 #TUB #Braga #Bosch #WorldQualityDay #mobilidade #sustentável