“Mobilidade inteligente, Economia forte”

tub_suplemento_19_09_16-11

“Títulos de Transporte – pontos de venda”

“No início de 2014 existiam apenas 6 postos de venda, todos localizados na zona histórica da cidade. É socialmente inaceitável que os nossos clientes gastem dinheiro num passe e que para o adquirirem ou carregarem tenham de se deslocar ao centro histórico e esperar, por vezes, numa fila interminável, ao frio e à chuva.
Esta grave lacuna foi parcialmente mitigada em 2015 com a entrada em funcionamento do carregamento dos passes através do Multibanco, com o aumento do número de pontos de venda e de horários dos mesmos.
Foi inaugurado um ponto de venda na Central de Camionagem, a Loja da Mobilidade, e foi reforçado o horário de atendimento na Estação de Caminho de Ferro.
Em 2016 os TUB alargaram o carregamento de títulos de transporte para a rede TUB Agente – Payshop com mais de 70 pontos de venda em todo o concelho, o que veio eliminar esta barreira histórica, socialmente inaceitável, no acesso aos transportes públicos.”

“Equidade e inclusão social”

“Em Braga, os TUB desempenham um papel fundamental na atenuação da exclusão social e na promoção da equidade.
Os TUB ligam lugares e pessoas de todos os níveis sociais. Promovem uma Cidade para todos.
Os TUB operam uma rede de transporte público, em todas as freguesias do Concelho, que garante o acesso a cerca de 96% da população e assegura o acesso a direitos constitucionalmente reconhecidos como Justiça, Trabalho, Saúde e Educação.
Em articulação com o Município eliminamos restrições, melhoramos a oferta e promovemos tarifários bonificados que incluem descontos até 75%.
É o caso dos estudantes, dos reformados, dos deficientes, dos mais idosos e de outros grupos desfavorecidos e mais vulneráveis da população. E porque queremos Mobilidade para todos os TUB disponibilizam, ainda, novas tecnologias nas quais se destaca uma aplicação móvel inclusiva: o TUB Mobile.”

“Transportes e Cidadania – Ação de sensibilização nas escolas”

“Com vista a tornar a cidade do futuro mais eficiente e sustentável, os TUB iniciaram um processo de cultura para a mobilidade sustentável junto dos mais jovens, com um plano de formação.
Sensibilizar os mais novos para a utiliza- ção dos transportes públicos e incutir-lhes boas práticas de segurança são os grandes objetivos da campanha que os TUB desenvolvem nas escolas dos três primeiros ciclos do concelho sensibilizando 3000 alunos por ano.”

“Mobilidade inteligente economia forte”

“As famílias despendem, anualmente, 3000 euros em mobilidade, onde o Transporte Individual tem um papel predominante e a sociedade oferece aos automó- veis infraestruturas de elevados custos de execução e manutenção.

Uma maior repartição modal a favor dos Transportes Coletivos terá um impacte positivo e significativo sobre a rentabilidade dos TUB, a economia das famílias bracarenses e os custos de manutenção das infraestruturas que o Município de Braga afeta ao automóvel. Mobilidade e Economia estão umbilicalmente ligados.
Onde existem paragens de autocarros os negócios florescem.”

in Suplemento “ESTAMOS PRESENTES”, 19/09/2016 #TUB #mobilidade #sustentável