“Ambiente”

tub_suplemento_19_09_16-4

“Projeto Rios”
“No âmbito do Projeto Rios os TUB – Transportes Urbanos de Braga aceitaram o desafio da Câmara Municipal de Braga e adotaram um troço de 500 metros do Rio Este que tem início cerca de 40 metros antes da Ponte de São João e estende-se até as traseiras do Parque de Exposições.”
Neste troço fazemos a limpeza e monitorização do rio e das suas margens, porque a preservação do meio ambiente é um compromisso dos TUB com a cidade.

“Autocarros sem fumo”
“A manutenção da frota dos TUB vai de encontro às mais exigentes normas ambientais (EURO 6) com redução das emissões derivadas de azoto (NO e NO2) e de enxofre (SO2 e SO3) com a utilização de óleos 100% sintéticos, isentos de azoto e enxofre.
As mudanças de óleo são planificadas e as suas características são acompanhadas através de sofisticadas análises efetuadas nos laboratórios do fabricante.”
A redução da toxidade e opacidade de fumos de escape pela frota dos TUB é já uma realidade confirmada.
Os resultados são obtidos em testes com opacímetros calibrados.
Durante o primeiro semestre de 2016 apresentam um kmed = 0,68 m-1, ou seja, uma melhoria de cerca 75% relativamente ao requisito legal.

“Autocarros reduzem consumo”
“A redução do consumo de combustível implica não só uma redução dos custos mas também uma redução de emissões de CO2.
Os valores registados mostram que no 1º Semestre de 2016 as viaturas dos TUB consumiram menos 1,08 L/100km em média, relativamente aos valores registados no 1º Semestre de 2014 data em que se iniciou o processo de reengenharia da Manutenção.
Os TUB contribuem diariamente para a melhoria das condições ambientais da cidade levando ainda mais longe as vantagens do transporte público de passageiros.”

“Levantamento de resíduos especiais”

“O forte compromisso dos TUB com a Sustentabilidade levou-nos a iniciar um procedimento de levantamento de resíduos especiais. Este procedimento ambiental, nunca antes realizado, iniciou-se em maio de 2016, tendo sido repetido em agosto com recurso ao camião Hidroaspirador. Foram retirados 58 m3 de resíduos.”

in Suplemento “ESTAMOS PRESENTES”, 19/09/2016 #TUB #mobilidade #sustentável