“TUB, UMinho e câmara trabalham para uma cidade mais sustentável”

CM_03032015_2_blog

“AUTOCARRO DOS TUB vai ter disponível um circuito pelo Campus da Universidade do Minho dentro de alguns dias. Este e outros projectos unem TUB, UMinho e câmara rumo a uma “cidade melhor”.”

“Dentro de dias, um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) vai iniciar um trajecto com passagem pelo Campus de Gualtar da Universidade do Minho (UMinho). Este é um dos primeiros passos incluídos no protocolo de colaboração assinado ontem formalmente entre a Câmara Municipal de Braga, os TUB e UMinho, que une a mesma vontade de fazer de Braga uma verdadeira ‘cidade do conhecimento’, sustentável e plena de mobilidade.

A optimização dos serviços dos transportes públicos bracarenses e a melhoria da rede através de sugestões para uma melhor mobilidade e ordenamento do território, apoiadas com estudos técnicos da UMinho são finalidades deste protocolo.

“O nosso grande objectivo é que Braga seja verdadeiramente uma cidade em que o serviço prestado à população em termos de sistema de transportes seja ajustado às suas necessidades”, sublinhou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a assinatura do protocolo. “Enquanto proprietária da empresa municipal, a câmara pretende também dotá-la da capacidade técnica necessária e este protocolo tem precisamente esse propósito”.

O autarca bracarense destacou, por outro lado, o facto de os TUB e a UMinho estarem a trabalhar ‘lado a lado’ já há algum tempo. “Os TUB têm tido a preocupação de servir um público muito significativo da UMinho com projectos de grande impacto como o interface entre a universidade e a estação de caminhos- de-ferro, o serviço nocturno de transportes e ao fim-de- -semana para UMinho e para as residências universitárias e agora, a muito curto prazo, com um circuito pelo campus universitário”.

Ricardo Rio indicou, ainda, que este protocolo com a UMinho visa um trabalho deveras importante ao nível da investigação, “com vista a afirmar Braga como uma cidade verdadeiramente inteligente, na qual a mobilidade sustentável é uma prioridade”.

“Mais uma vez, se mostra com este protocolo como várias instituições se podem juntar para, em conjunto, contribuirem para uma cidade cada vez melhor”.

Firmino Marques, vice-presidente da autarquia bracarense e presidente do Conselho de Administração dos TUB, realçou que esta parceria com a universidade “vai permitir levar o conhecimento até às empresas e, por outro lado, aumentar o conhecimento dentro das empresas, neste caso nos TUB”.

O reitor da UMinho, António Cunha, garantiu que “a universidade vê com muito bons olhos a entrada do autocarro dos TUB dentro do Campus de Gualtar e só ainda não entra porque estamos a ultimar algumas questões técnicas relacionadas com a segurança dos peões”.

Neste momento está a ser operacionalizada a entrada do autocarro dos TUB pela porta Sul, mas o reitor da UMinho indicou que dentro de algum tempo estará também disponível uma nova entrada de acesso, mas pela ala Norte – “a qual poderá passar também a ser utilizada quando estiver pronta””

in Correio do Minho, 03/03/2015