Arquivo da Categoria: Recortes de imprensa

Responsabilidade social levou os TUB a adoptar

PROJECTO RIOS mobiliza várias entidades, entre elas a empresa municipal de Transportes Urbanos de Braga assumindo a sua responsabilidade social.

A 14 de Setembro, a empresa municipal de Transportes Urbanos de Braga (TUB) mobiliza os seus colaboradores para mais uma acção de limpeza do Rio Este. No quadro da sua responsabilidade social, a transportadora municipal adoptou um dos troços do Rio Este com maior visibilidade, já que atravessa a zona urbana. Trata-se do troço entre a ponte de São João até ao Altice Forum Braga, junto ao pólo de Braga do IPCA, na União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto.

As acções de limpeza, pelo menos uma por ano, contam com o apoio do Clube Recreativo do Pessoal dos TUB (CRPT), sendo objectivo envolver o maior número possível de colaboradores e até a comunidade.

Vânia Barbosa e Cristina Gago fizeram formação específica e têm assumido a componente mais técnica de monitorização do troço de rio adoptado pelos TUB e apontam que “é um projecto mobilizador, mesmo para os colaboradores”.

Duas vezes por ano, as duas colaboradoras do TUB fazem a monitorização daquele troço de água, através da recolha e registo de dados físico-químicos e biológicos.

Sempre que vão ao terreno, Vânia e Cristina são abordadas por populares que aproveitam para fazer denúncias e/ou sugestões, sempre em nome da preservação do rio.

Como adoptante desde 2015, uma das iniciativas dos TUB foi uma plantação de árvores ao longo da margem na tentativa de ajudar à conservação deste ecossistema ribeirinho.

Além da acção de limpeza anual, as próximas saídas de monitorização serão aproveitadas para acções de “plogging” revela Vânia Barbosa, apontando para a recolha de todo o tipo de resíduos no troço em causa.

Cristina Gago admite que “não é fácil conjugar com a actividade empresarial”, mas sinaliza “o envolvimento progressivo dos colaboradores e até de estagiários que passam pelos TUB”.

Além da componente mais técnica, as duas colaboradoras destacam o convívio que se gera nas acções de limpeza e mesmo de monitorização do rio, evidenciando o impacto deste projecto “dentro e fora da empresa”.

Portugal Smart Cities Summit fez um “upgrade” em 2019 – Em Exposição – TUB

Os TUB – Transportes Urbanos de Braga e a Bosch levaram ao Portugal Smart Cities Summit um stand partilhado, no qual deram a conhecer a plataforma MobiBUS. Trata-se de um Sistema de Ajuda à Exploração que está a ser desenvolvido e permite uma integração total com o sistema de bihética actual e com as novas filosofias como a Mobility as a Service, cloud e as diversas plataformas e standards existentes. Esta plataforma permitirá aos TUB, ou a qualquer outra empresa de transportes, gerir e informar o utilizador de quaisquer serviços com uma maior precisão e eficácia.

Novos Autocarros Elétricos abrem caminho para a descarbonização em Braga

O serviço público de transportes é, por si só, a principal forma de descarbonização das cidades. Os movimentos pendulares quotidianos são hoje responsáveis pelo congestionamento das cidades e pela emissão excessiva de gases nocivos e efeito de estufa. Nesse sentido, o transporte público quer-se rápido, confortável, eficiente e principalmente ambientalmente sustentável. Só desta forma se cativa passageiros e garante vantagens na sua utilização. Atualmente, com as soluções tecnologias proporcionadas pelos veículos elétricos, a solução para uma descarbonização em larga escala poderá estar encontrada.

Em 2017, os Transportes Urbanos de Braga, E. M.  avançaram para um projeto ambicioso de sistematização do transporte em veículos elétricos. Com os apoios comunitários concedidos à descarbonização, via PO SEUR, foram adquiridas 6 viaturas movidas 100% a eletricidade bem como toda a infraestrutura de carregamento necessária. A visão do conjunto operação/veículo é encarada como a mais valia a perseguir. Não é apenas a aquisição de veículos elétricos que faz a mobilidade elétrica, mas sim a necessária articulação entre os meios técnicos de Engenharia e Exploração por forma a encontrar as melhores soluções e extrair o máximo das vantagens ambientais, energéticas e económicas. Assim, com o foco inicial na linha 43, 100% elétrica, entre a Estação da CP e Universidade do Minho, foi delineado um plano onde circulam 2 viaturas, recorrendo a uma terceira para desdobramento e recarga. Por outro lado, a linha 87, que liga a mesma Estação e o Hospital de Braga, utiliza diariamente 3 viaturas elétricas no período de maior afluência, início da manhã e meio da tarde, com paragem para recarga.

Confortáveis, de design moderno e silenciosas, são argumentos cativadores de uma população, por um lado jovem, atenta à inovação e questões ambientais, por outro, frequentadores do Hospital que privilegiam o conforto e bem-estar.

Operacionalmente distintas, mas também com percursos entre o orograficamente exigente (inclinação superior a 10%, na ligação ao Hospital) e o trajeto plano na ligação à Universidade, disponibilizam informação para estudos diferenciados e validação de diferentes soluções.

As 6 viaturas iniciaram a circulação em 1 de outubro de 2018. Assim, até final de junho de 2019, os TUB reduziram substancialmente as emissões de CO2 no centro da cidade de Braga poupando simultaneamente na energia primária equivalente consumida, comparativamente com as viaturas a gasóleo substituídas. A estes valores acrescem resultados económicos positivos por via da redução no custo com combustível (eletricidade vs. gasóleo) que, garantidamente, subirão com o sistema de carregamento inteligente que está já a ser implementado.

Travagem regenerativa, forte binário disponível, otimização da climatização, entre outras, permitem a estes veículos um maior rendimento construindo uma base sólida para projetos futuros.

Brevemente os TUB irão receber 7 novas unidades elétricas, atualizadas tecnologicamente, que permitirão com um carregamento único “overnight” uma operação diária ininterrupta. No mesmo processo de renovação de 30% da sua frota operacional, serão ainda incluídas 25 viaturas movidas a gás natural, até final de 2020.

Os TUB E.M. assumem assim as duas vertentes máximas de descarbonização, por via do transporte publico em veículos ambientalmente sustentáveis, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos bracarenses e enorme impacto na qualidade do ar e condições de mobilidade.

Mais pessoas vão de autocarro até à Praia Fluvial de Adaúfe

A carreira efetuada pelos Transportes Urbanos de Braga (TUB) até à praia fluvial de Adaúfe tem cada vez mais clientes.
Segundo os TUB, esta carreira tem tido um crescimento grande ano após ano desde a sua criação em 2014.
«Este ano o aumento continua e comparativamente ao ano anterior estamos com um aumento de 20%», referiu o administrador dos TUB, Teotónio Santos.
A carreira tem 65 dias de operação desde 29 de junho a 1 de setembro com viagens diárias entre as 10h00 e as 19h00.
O responsável pelos TUB afirmou que este serviço permite fazer uma valorização do território transportando as pessoas para a praia fluvial de Adaúfe.
«É um local aprazível e com todas as condições de segurança», referiu Teotónio Santos.
O serviço transporta muitos turistas, bracarenses e estudantes.
«Estamos conscientes que tem sido, desde 2014, uma aposta ganha», declarou o administrador.
Teotónio Santos adiantou que todos os anos os números de clientes têm vindo a aumentar.
«Se a procura aumenta é porque as pessoas estão satisfeitas e valorizam o nosso esforço nesta tentativa de enaltecer do território», afirmou.
A Praia Fluvial de Adaúfe tem, pelo quarto ano consecutivo, a bandeira azul.
Esta é considerada um exemplo para as outras praias fluviais do concelho. Dada a grande afluência a esta praia, o Município de Braga já anunciou que está a trabalhar para diminuir a pressão existente na Praia de Adaúfe, criando alternativas com as mesmas condições paisagísticas e de acolhimento.

Classificação do Bom Jesus influencia no número de passageiros

O facto do Santuário do Bom Jesus do Monte ter sido classificado como Património da Humanidade a 7 de julho deste ano tem tido influência em algumas linhas disponibilizadas pelos Transportes Urbanos de Braga, nomeadamente a linha do Bom Jesus.
Teotónio Santos acrescentou que, ao saber da possibilidade da classificação, anteciparam a previsível afluência de visitantes e aumentaram a oferta no decorrer do ano de 2019, aos fins de semana «para precaver essa situação».
«No início de junho fizemos uma melhoria significativa na oferta da linha do Bom Jesus, nos sábados, domingos e feridos. Fizemos bem em antecipar a situação. A procura aumentou», concluiu o administrador, em declarações ao jornal Diário do Minho.

“TUB RETOMAM CIRCUITO DA PRAIA FLUVIAL DE ADAÚFE”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) retomam amanhã, dia 29, o circuito para a praia fluvial de Adaúfe.

A carreira 44 manter-se-á até ao dia 1 de setembro com oito ligações diárias a partir do centro da cidade das 10h00 às 19h00 e duas com passagem pelo centro de Adaúfe.

Criado em 2014, este circuito tem vindo a aumentar sucessivamente o número de passageiros, transportados. Uma tendência crescente que os TUB pretendem que continue em 2019.

Neste serviço especial de verão serão aceites os títulos de transporte emitidos pelos TUB de acordo com o tarifário em vigor.”

in Diário do Minho, 28/06/2019 #recortesdeimprensa #tub #mobilidade#sustentável

“TUB retomam o circuito diário para a praia fluvial de Adaúfe”

“AMANHÃ os Transportes Urbanos de Braga retomam o circuito para a praia fluvial de Adaúfe com oito ligações diárias a partir do centro da cidade que se prolongam até 1 de Setembro.”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) retomam, amanhã, o circuito para a praia fluvial de Adaúfe com várias ligações diárias a partir do centro da cidade.

Até 1 de Setembro os bracarenses e todos os visitantes vão dispor de oito ligações diárias deste circuito, a partir do centro da cidade, bem como de mais duas ligações com passagem pelo centro da freguesia de Adaúfe.

Este circuito dos TUB vai operar todos os dias da semana, através de oito viagens diárias com partidas da Avenida Central entre as 10 horas e as 19 horas, na carreira 44.

Este circuito sazonal criado em 2014 tem-se revelado um verdadeiro sucesso tendo aumentado sucessivamente o número de passageiros transportados ao longo dos cinco anos de actividade.

Este ano os TUB “esperam voltar a aumentar a procura muito, também, pelo incremento do turismo na região que tem crescido de forma assinalável” refere a transportadora municipal em comunicado.

Neste serviço especial de Verão serão aceites os títulos de transporte emitidos pelos TUB de acordo com o tarifário em vigor.

“A aposta no turismo como motor de desenvolvimento socio-económico é uma aposta estratégica de Braga pelo que este circuito de acesso à Praia Fluvial de Adaúfe, a par do circuito turístico e das ligações ao Mosteiro de Tibães, implementadas este ano aos fins de semana, são uma forma de participação dos Transportes Urbanos de Braga neste esforço colectivo” acrescenta a mesma fonte.

A praia fluvial de Adaúfe é banhada pelas águas do Rio Cávado e fruto dos investimentos realizados nos últimos anos pela Câmara Municipal de Braga tornou-se um espaço inclusivo, aprazível, com condições de segurança e qualidade que lhe valeu, nos últimos anos, a bandeira azul, realça a TUB.”

in Correio do Minho, 28/06/2019 #recortesdeimprensa #tub #mobilidade #sustentável

TUB retomam circuíto turístico Braga- Bom Jesus

HOJE, os TUB retomam o circuito turístico ‘Braga e Bom Jesus Tour’, que funcionará até ao fim de Setembro. Serviço contempla oito viagens diárias.

Os Transportes Urbanos de Braga retomam hoje o circuito turístico ‘Braga e Bom Jesus Tour’. Até ao dia 30 de Setembro, será possível aos bracarenses e visitantes percorrer e conhecer a cidade de uma outra forma.

O circuito turístico, que funciona em parceria com a CARRISTUR, dispõe de oito viagens diárias, entre as 10 e as 17 horas, com uma duração aproximada de uma hora por viagem.

O circuito tem início na Avenida Central e percorre os principais pontos de interesse turístico de Braga.

No percurso destaca-se uma paragem junto ao Posto de Turismo, na zona mais central da cidade, bem como uma paragem junto ao Pórtico do Bom Jesus.

O circuito permite, ainda, fazer a ligação ao Funicular do BomJesus, à central de camionagem e à estação de caminhos de ferro.

Este serviço dispõe de um sistema áudio que está disponível em seis línguas: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

O preço dos bilhetes é de 12 euros para adultos e 6 euros para as crianças. Grupos com quatro ou mais pessoas usufruem de desconto de 10%.

Os bilhetes podem ser adquiridos a bordo ou nos agentes identificados para o efeito.

O bilhete permite, ainda, realizar a viagem de ida e volta no Fnicular do Bom Jesus, bem como, viajar em toda a rede dos Transportes Urbanos de Braga.

“O Turismo tem uma especial relevância para o desenvolvimento socioeconómico da região e é um objectivo estratégico para a cidade, pelo que compatibilizar o transporte público com períodos de grande afluência de turistas, como acontece no Verão em Braga, representa uma grande oportunidade para os Transportes Urbanos de Braga”, refere a empresa municipal em nota à imprensa.

@Correio do Minho, 26 de junho de 2019

#TUB #Mobilidade #Sustentavel #RecortesDeImprensa

Circuito turístico liga cidade ao Bom Jesus

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) retomam hoje, dia 26 de junho, o circuito turístico “Braga e Bom-Jesus Tour”. Até ao dia 30 de setembro será possível aos bracarenses e a todos os que visitam Braga percorrer e conhecer a cidade de uma outra forma.

O circuito, que funciona em parceria com a CARRISTUR, dispõe de oito viagens diárias, entre as 10h00 e as 17h00, com uma duração aproximada de uma hora por viagem. O percurso turístico tem início na Avenida Central e percorre os principais pontos de interesse turístico da cidade de Braga.

No percurso destaca-se uma paragem junto ao Posto de Turismo, na zona mais central da cidade, bem como uma paragem junto ao Pórtico do Bom Jesus. O circuito permite, ainda, fazer a ligação ao “funicular” do Bom Jesus do Monte, à Estação Central de Camionagem e à Estação do Caminho de Ferro.

Este serviço dispõe de um sistema áudio que está disponível em seis línguas: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

O preço dos bilhetes é de 12 euros para adultos e 6 euros para as crianças. Grupos com 4 ou mais pessoas usufruem de desconto de 10 por cento. Os bilhetes podem ser adquiridos a bordo ou nos agentes identificados para o efeito. O bilhete permite, ainda, realizar a viagem de ida e volta no “ funicular” do Bom Jesus, bem como, viajar em toda a rede dos Transportes Urbanos de Braga.

«O turismo tem uma especial relevância para o desenvolvimento socioeconómico da região e é um objetivo estratégico para a cidade, pelo que compatibilizar o transporte público com períodos de grande afluência de turistas, como acontece no verão em Braga, representa uma grande oportunidade para os TUB», disse fonte da Câmara Municipal de Braga.

@Diário, 26 de junho de 2019

#TUB #Mobilidade #Sustentavel

“TUB dinamizaram ações no âmbito da campanha “EU in My Region””

“No âmbito da campanha lançada pela União Europeia

“EU in My Region”, os TUB dinamizaram duas ações que decorreram em paralelo na Universidade do Minho.

A campanha incentiva os cidadãos a descobrirem os projetos europeus na zona onde vivem e a partilhar as suas imagens e experiências.

Nesse sentido, os TUB realizaram uma ação junto da comunidade mais jovem, contando para tal com presença do eurodeputado José Manuel Fernandes, e dos administradores dos TUB Teotónio Santos e Sandra Cerqueira, que estiveram em representação da transportadora municipal.

Numa abordagem informal, interativa, descontraída e muito divertida foi possível captar a atenção de um grupo de crianças do 1º ciclo da Escola EB1 de Tenões, sensibilizando-as para as questões da mobilidade urbana sustentável em simultâneo com a apresentação do projeto de investimento com recurso a fundos comunitários em autocarros mais amigos do ambiente, com uma melhor performance ambiental.

É o caso das seis viaturas 100% elétricas adquiridas recentemente pelos TUB e já a operar no concelho “

in Diário do Minho, 05/06/2019 #recortesdeimprensa #TUB #mobilidade #sustentável

“Crianças sensibilizadas para a mobilidade urbana sustentável”

“Acção dos TUB realizou-se no âmbito da campanha lançada União Europeia ‘EU in My Region’”

“No âmbito da campanha lançada pela União Europeia ‘EU in My Region’ que incentiva os cidadãos a descobrirem os projectos europeus na zona onde vivem e a partilhar as suas imagens e experiências, os TUB realizaram uma acção junto da comunidade mais jovem, contando com presença do eurodeputado José Manuel Fernandes, Teotónio Santos e Sandra Cerqueira, que estiveram em representação da transportadora municipal.

Numa abordagem informal, interactiva, descontraída e muito divertida , os intervenientes conseguiram captar a atenção de um grupo de crianças do 1.º ciclo da Escola EB1 de Tenões, sensibilizando-as para as questões da mobilidade urbana sustentável em simultâneo com a apresentação do projecto de investimento com recurso a fundos comunitários em autocarros mais amigos do ambiente, com uma melhor performance ambiental, como é o caso das seis viaturas 100% elétricas adquiridas recentemente pelos TUB e já a operar no concelho.

No final todos participaram na construção de um puzzle gigante e foram distribuídos kits sustentávei, que foram ainda surpreendidas com o convite para subirem a bordo e conhecerem o interior de um autocarro eléctrico que terminou com uma viagem inesquecível.”

in Correio do Minho, 05/06/2019 #recortesdeimprensa #TUB #mobilidade #sustentável