Arquivo da Categoria: Publicações

TUB @ Revista Sim

“Transportes Urbanos de Braga preparados para o presente e para o futuro!

Os concelhos do futuro serão tanto mais evoluídos quanto o seu sistema de transportes responder às necessidades de mobilidade de uma região.

Em Braga, os Transportes Urbanos têm um papel fundamental na resposta a alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que entraram em vigor desde 2016, e onde se encontram rúbricas como Cidades e Comunidades Sustentáveis, Proteger a Vida Terrestre, Parcerias para a Implementação de Objetivos, Reduzir Desigualdades, entre outros, que têm implementação macro (a nível mundial), mas também micro, a nível regional.

Nesse sentido, os Transportes Urbanos de Braga apresentam, neste trabalho, três intervenções que vão responder objetivamente a estes objetivos.

Em primeiro lugar, criando condições de segurança para os passageiros, protegendo-nos num momento em que a humanidade é colocada à prova, na luta contra a COVID-19.

Em segundo lugar, criando tarifários que mitigam as desigualdades e promovem o uso de transporte público em zonas mais afastadas do centro da cidade, com tarifários mais baratos.

Um apelo ao uso do transporte público e que até tem uma promoção para quem ler o trabalho que se segue!

Em último, a aposta num futuro verde, com a reconversão da frota, acabando com autocarros de combustão interna e substituindo-os por novos autocarros elétricos.

Além da redução dos custos de operação, o meio ambiente também ganha: sendo 100% amigos do ambiente, os novos autocarros evitam algumas toneladas de gases tóxicos por ano.

Sem esquecer que se reduz, também, a poluição sonora.”

FICIS 2015 fortifica BRT em Braga

A “Mobilidade Urbana Sustentável” foi tema duma das sessões no FICIS 2015 – Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, que decorreu em Braga, Portugal, de 16 a 19 de Abril de 2015.

MyUITP2

Nesta sessão estiveram presentes a Mercedes-Daimler, a TRANSDEV e os TUB – Transportes Urbanos de Braga, tendo sido discutida a instalação dum sistema BRT – BUS Rapid Transit em Braga e que sera o primeiro a ser construído em Portugal. Esta apresentação está disponível em http://www.ficis.pt.

Estas entidades possuem uma vasta experiência global tanto na instalação de infraestruturas como na sua exploração e têm quadros altamente qualificados, na gestão, manutenção e na inserção urbana de sistemas de transporte em centros históricos delicados.

Após esta conferência, o representante da Mercedes-Daimler, Matthias Hoffman, orador e planeador de sistemas BRT da Daimler, efetuou uma sessão de trabalho com os técnicos dos TUB e do Município de Braga, por forma a munir estas entidades de conhecimento que lhes permita resolver questões relativas à inserção urbana em centros históricos delicados e no aproveitamento do potencial de regeneração urbana aliado à implementação do BRT.

Apresentou um benchmarking internacional, com ênfase em exemplos europeus, nomeadamente em Espanha e França.

Deu o exemplo da passagem do BRT pelo centro histórico da cidade do México, mostrando a possibilidade dos Transportes Públicos conviverem pacificamente com os peões, tal como os TUB já demonstraram ser possível em Braga, com a passagem do Circuito Turístico em autocarro pela zona pedonal em pleno centro histórico da cidade.

Abordou ainda o exemplo da Linha G de Estrasburgo, onde foi possivel aliar a Regeneração Urbana à Mobilidade e à recuperação de Bairros Sociais, tal como se pretende fazer em Braga. Esta linha G foi entendida pelos técnicos dos TUB e do Município como uma solução à de referência para aquilo que se pretende implementar na parte sul do “Anel da Mobilidade” de Braga, integrando bons percursos pedonais, vias cicláveis, via BRT e ainda espaço para a circulação automóvel.

Este Fórum permitiu visitar a cidade do futuro, onde a tecnologia e a regeneração urbana terão como prioridade as pessoas. A Mobilidade será a orientadora do desenvolvimento da cidade, com sistemas de bicicleta partilhada a serem preferenciais em conjunto com um transporte público amigável inovador.

O FICIS 2015 contou também com uma área de exposição, estando presentes 50 expositores de renome nacional e internacional, tais como a Philips, a Mercedes Daimler, a IBM, a Órbita-Miralago, os TUB, o IPCA, a TRANSDEV, a ARRIVA, a Portlane, entre outras de igual prestígio.

Todas as conferências estão disponíveis em http://www.ficis.pt