Todos os artigos de webmaster

“TUB homenageia clientes e colaboradores”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) celebraram o Dia do Pai. Esta foi uma oportunidade para valorizar e distinguir todos os pais que são clientes da transportadora bracarense, reforçando os laços de união com a comunidade.

Durante todo o dia a TUB ofereceu, a bordo dos seus autocarros centenas, de garrafas em alumínio para desporto personalizadas a todos os pais.

També, a nível interno, foi oferecido a todos os colaboradores um porta cartões, expressando o agradecimento da emprea pelo facto de, diariamente, conciliarem as dificuldades e constrangimentos dos horários de trabalho com a sua vida pessoal. A celebração foi muito bem acolhida e muito valorizada por parte dos pais que viram com muito agrado esta iniciativa dos TUB.”

in Correio do Minho, 20/03/2019 #tub #recortesdeimprensa #mobilidade #sustentável

“TUB reduzem tarifário para todos os passes a partir do mês de abril”

“Os Transportes Urbanos de Braga vão reduzir os tarifários em 16 por cento, já a partir de 1 de abril. A medida resulta da aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária aprovado pelo Governo aquando do Orçamento de Estado para 2019.”

O administrador dos TUB Teotónio dos Santos explicou, ontem, em conferência de imprensa, que a redução do tarifário, em 16 por cento, é transversal a todos os portadores de passes de carregamento mensal (passe normal, Cartão Sénior Reformados, passe estudante, passe Jovem Munícipe e passe funcionário do universo municipal).

«A redução tarifária acresce a todos os descontos que já existem e afetará positivamente cerca de 20 mil pessoas», adiantou.

Por exemplo, o passe normal de uma coroa que custava 25,35 euros passa a custar 21,30 euros, o de duas coroas diminui de 36,75 euros para 30,90 euros, e o de três coroas reduz de 42,50 para 35,70 euros.

A implementação do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) foi regulamentada através de um despacho publicado pelo governo em 4 de fevereiro e será aplicada a partir de 1 de abril.

Na sequência deste despacho foi atribuído à Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM-Cávado) cerca de 1,6 milhões de euros. À Câmara de Braga foi alocada a verba de 782 mil euros. Deste valor, os Transportes Urbanos de Braga vão utilizar para a redução tarifária 631 mil euros (81 por cento).

O valor que não vai ser alocado para a redução tarifária, cerca de 152 mil euros, será utilizado em melhorias do serviço, nomeadamente na União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães nos dias úteis, por forma a dar «resposta às necessidades da população».

«Nesta área geográfica existem zonas de grande densidade populacional que estão mal servidas.

Existe um hospital privado que movimenta cerca de duas mil pessoas por dia e carece de uma resposta mais significativa», disse Teotónio dos Santos.

Os TUB vão ainda implementar uma melhoria da oferta no Bom Jesus, aos sábados, domingos e feriados, procurando dar «resposta à procura turística que tem aumentado nos últimos anos e antecipando já a possível aprovação da candidatura do Bom Jesus a Património Humanidade por parte da Unesco».

Em 2019, a empresa municipal de transportes pretende ainda melhorar a oferta do serviço aos sábados, domingos e feriados na segunda linha mais utilizada pelos clientes, que liga as Camélias ao Hospital de Braga.

«A sua frequência atual aos sábados, domingos e feriados já não dá resposta às necessidades da população e em particular o hospital público que tem uma área de influência de cerca de um milhão de pessoas», justificou.

A venda dos passes começa habitualmente no dia 21 de cada mês, pelo que na próxima quinta-feira já refletirá este desconto, de 16 por cento, através do qual a Admistração dos TUB espera atrair mais utilizadores para o transporte público.

O presidente da Câmara de Braga, que também esteve na conferência de imprensa, manifestou a sua satisfação pela aplicação do PART, lembrando que anteriormente havia uma «discriminação histórica» em relação aos financiamentos dos serviços públicos de transporte a nível nacional.
«De uma vez por todas, felizmente, temos uma iniciativa que trata de forma razoavelmente equilibrada o todo nacional e que olha para o todo nacional com os mesmos olhos», enalteceu o edil, parabenizando o ministro do Ambiente e o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade pela capacidade que tiveram de «fazer vingar esta proposta». Ricardo Rio lembrou que durante muitos anos, entidades como os TUB operaram «a expensas próprias e com base no contributo do orçamento municipal, sem qualquer comparticipação do Estado central, ao contrário daquilo que foi acontecendo durante muitos anos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto».

O presidente do Consenho de Administração dos TUB mostrou-se confiante de que com este apoio a empresa municipal de transporte público de Braga poderá ultrapassar a barreira dos 12 milhões de passageiros por ano.

Firmino Marques salientou ainda que esta medida, um exemplo de «descentralização efetiva», é um contributo para a descarbonização e, por conseguinte, para a melhoria da qualidade ambiental da cidade. O responsável espera agora que o governo possa apoiar em breve a renovação da frota de autocarros dos TUB.

in Diário do Minho, 16/03/2019 #TUB #mobilidade #sustentável

“Redução tarifária acaba com “discriminação histórica””

“A 1 DE ABRILentra em vigor os novos tarifários dos TUB, com redução de 16 por cento, no âmbito do programa nacional. “Satisfeito”, Ricardo Rio diz que medida “trata de forma equilibrada” todo o país.”

“A 1 de Abril entram em vigor os novos tarifários, com uma redução de 16 por cento, dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) previsto no Orçamento de Estado de 2019. “Durante muitos anos reivindicamos a discriminação histórica que tem existido em relação ao financiamento do serviços público de transporte a nível nacional”, assumiu ontem o presidente da Câmara Municipal de Braga. Ricardo Rio mostrou-se, por isso, “satisfeito”, porque esta medida, “felizmente e de uma vez todas, trata de forma razoavelmente equilibrada o todo nacional”.

Os novos tarifários, que foram ontem apresentados, incluem uma redução de 16 por cento face ao actual tarifário. A venda dos passes inicia-se, como habitualmente, no próximo dia 21. “Muitas entidades, durante muitos anos, foram benfeitoras da promoção do serviço público de transporte e da criação de condições de mobilidade à população a expensas próprias e apenas com base no contributo do orçamento municipal sem qualquer comparticipação do Estado Central, ao contrário do que foi acontecendo durante muitos anos nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa”, lamentou Ricardo Rio, dando os parabéns ao ministro do Ambiente e ao secretário de Estado por este despacho, apesar de ‘apontar o dedo’ ao facto de, por exemplo, “não permitir que os TUB possam reaver parte do esforço já realizado”.

Ricardo Rio explicou ainda que as verbas foram atribuídas a cada comunidade intermunicipal (CIM), tendo como base o número de quilómetros oferecidos à população. “A CIM do Cávado recebeu ao abrigo do PART um milhão e 600 mil euros. Dentro de cada CIM a distribuição das verbas pelas autoridades de transporte teve em conta esse critério objectivo do depacho governamental, mas nós também utilizamos 25% dessa verba na promoção da coesão territorial, retirando verbas a Braga e dando a concelhos de menor dimensão”, revelou o presidente.

Neste “prestar contas de forma transparente”, o administrador dos TUB, Teotónio dos Santos, informou que dos 782 mil euros alocados ao Município de Braga vão ser aplicados 81 por cento na redução efectiva do tarifário, o que significa 630 mil euros. “Trata-se de uma redução tarifária transversal a todos os portadores de passe e carregamento mensal de 16 por cento, incluindo aqui o passe normal, o passe reformado, o cartão sénior, o cartão estudante, o cartão jovem munícipe e o cartão de funcionário do universo municipal”, adiantou ainda aquele responsável.

Entretanto, continuou Teotónio dos Santos, a verba remanescente de 19 por cento, cerca de 52 mil euros, será aplicada na melhoria do serviço dos TUB na União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães nos dias úteis e no Bom Jesus aos sábados, domingos e feriados. A linha que liga as Camélias ao Hospital de Braga também vai ser beneficiada. “Estas melhorias vão começar a ser implementadas a partir de Maio”, assegurou.

O presidente do Conselho de Administração dos TUB e também vice-presidente da autarquia, Firmino Marques, registou também este “momento histórico ao nível da descentralização efectiva”. Firmino Marques, perspectiva com este passo o aumento de passageiros, acreditando que se consiga “ultrapassar largamente os 12 milhões de passageiros por ano, já que há condições efectivas”. Esta medida é ainda “um contributo para a descarbonização”, defendeu.”

in Correio do Minho, 16/03/2019 #TUB #mobilidade #sustentável

TUB a Ler +

Os TUB, em parceria com a Escola Secundaria de Maximinos, e com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, celebram a Semana da Leitura, com os alunos a declamarem poemas e prosas a bordo dos autocarros dos TUB.

“TUB assinalam Dia da Mulher com flores e dedicatórias”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) assinalaram o Dia da Mulher com a oferta, a bordo dos autocarros, de centenas de flores que incluíam, também, uma simpática dedicatória.

A administração dos TUB associa-se a este dia para «reconhecer o trabalho, empenho e afinco de todas as suas clientes e colaboradoras», refere a empresa em comunicado.

«A celebração do Dia da Mulher, pelos Transportes Urbanos de Braga, representa «uma oportunidade de valorizar e distinguir as mulheres contribuindo para a afirmação de uma cultura de cidadania que valoriza cada vez mais a igualdade de género», acrescenta. Segundo os TUB, a «celebração foi muito bem acolhida não só pelos clientes como, também, pelos vários cidadãos que se aperceberam da atividade organizada pelos Transportes Urbanos de Braga para homenagear as mulheres».

Por sua vez, as colaboradoras dos TUB foram surpreendidas com a oferta de um voucher com uma massagem ou um tratamento de rosto em parceria com o Sonispace – Espaço de Saúde e Beleza. «O nosso sucesso não seria possível sem o trabalho e dedicação das nossas colaboradoras, afirma a administração.

«Os TUB valorizam e promovem a igualdade de género, por isso em 2014 admitimos as primeiras mulheres motoristas, aumentando assim, a qualidade e excelência do serviço da empresa, o qual é transversal a todas as áreas dentro da nossa organização», refere a nota à comunicação social.

«Os TUB pretendem ser mais do que um mero transporte de passageiros. Pretendem ser um interveniente ativo em todas as manifestações e celebrações da comunidade que servem, assumindo-se na sociedade como um elemento distintivo», acrescenta o mesmo comunicado.

«Parabéns a todas as mulheres que, diariamente viajam e dão o seu melhor pelos Transportes Urbanos de Braga», declara a administração da empresa. “

in Diário do Minho, 10/03/2019 #recortesdeimprensa #TUB #mobilidade #sustentável

“TUB ofereceu flores a passageiras no Dia da Mulher”

“A Administração dos TUB associou-se ao Dia Internacional da Mulher “para reconhecer o trabalho, empenho e afinco de todas as suas clientes e colaboradoras” e, por isso, foi ofereceu-lhes flores junto às paragens de autocarro.

“A TUB valoriza e promove a igualdade de género, por isso em 2014 admitimos as primeiras mulheres motoristas, aumentando assim, a qualidade e excelência do serviço da empresa, o qual é transversal a todas as áreas dentro da nossa organização”, sublinha fonte da empresa municipal, em comunicado à imprensa.

“Os TUB pretendem ser mais do que um mero transporte de passageiros. Pretendem ser um interveniente activo em todas as manifestações e celebrações da comunidade que servem, assumindo-se na sociedade como um elemento distintivo”.”

in Correio do Minho, 10/03/2019 #recortesdeimprensa #TUB #mobilidade #sustentável