Todos os artigos de webmaster

TUB & TfL

No passado dia 8 de Julho, os TUB receberam uma comitiva do Reino Unido que integrou elementos da Transport for London, Abellio London Bus, Mitsui UK e CaetanoBus UK. A visita teve como finalidade contactar com a operação das viaturas elétricas em contexto real nos modos de operação existentes nos TUB bem como a troca de impressões sobre a melhor rentabilização desta tecnologia. Com uma larga experiência em viaturas elétricas e movidas a hidrogénio a TfL fez boa nota da qualidade dos veículos bem como dos resultados até agora obtidos na operação de veículos elétricos dos TUB. Londres implementou em abril zonas de emissões ultra baixas (ULEZ) onde este tipo de veículos serão utilizados por operadores como a Abellio que adquiriu recentemente viaturas 100% elétricas de construção similar à dos TUB.

“TUB RETOMAM CIRCUITO DA PRAIA FLUVIAL DE ADAÚFE”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) retomam amanhã, dia 29, o circuito para a praia fluvial de Adaúfe.

A carreira 44 manter-se-á até ao dia 1 de setembro com oito ligações diárias a partir do centro da cidade das 10h00 às 19h00 e duas com passagem pelo centro de Adaúfe.

Criado em 2014, este circuito tem vindo a aumentar sucessivamente o número de passageiros, transportados. Uma tendência crescente que os TUB pretendem que continue em 2019.

Neste serviço especial de verão serão aceites os títulos de transporte emitidos pelos TUB de acordo com o tarifário em vigor.”

in Diário do Minho, 28/06/2019 #recortesdeimprensa #tub #mobilidade#sustentável

“TUB retomam o circuito diário para a praia fluvial de Adaúfe”

“AMANHÃ os Transportes Urbanos de Braga retomam o circuito para a praia fluvial de Adaúfe com oito ligações diárias a partir do centro da cidade que se prolongam até 1 de Setembro.”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) retomam, amanhã, o circuito para a praia fluvial de Adaúfe com várias ligações diárias a partir do centro da cidade.

Até 1 de Setembro os bracarenses e todos os visitantes vão dispor de oito ligações diárias deste circuito, a partir do centro da cidade, bem como de mais duas ligações com passagem pelo centro da freguesia de Adaúfe.

Este circuito dos TUB vai operar todos os dias da semana, através de oito viagens diárias com partidas da Avenida Central entre as 10 horas e as 19 horas, na carreira 44.

Este circuito sazonal criado em 2014 tem-se revelado um verdadeiro sucesso tendo aumentado sucessivamente o número de passageiros transportados ao longo dos cinco anos de actividade.

Este ano os TUB “esperam voltar a aumentar a procura muito, também, pelo incremento do turismo na região que tem crescido de forma assinalável” refere a transportadora municipal em comunicado.

Neste serviço especial de Verão serão aceites os títulos de transporte emitidos pelos TUB de acordo com o tarifário em vigor.

“A aposta no turismo como motor de desenvolvimento socio-económico é uma aposta estratégica de Braga pelo que este circuito de acesso à Praia Fluvial de Adaúfe, a par do circuito turístico e das ligações ao Mosteiro de Tibães, implementadas este ano aos fins de semana, são uma forma de participação dos Transportes Urbanos de Braga neste esforço colectivo” acrescenta a mesma fonte.

A praia fluvial de Adaúfe é banhada pelas águas do Rio Cávado e fruto dos investimentos realizados nos últimos anos pela Câmara Municipal de Braga tornou-se um espaço inclusivo, aprazível, com condições de segurança e qualidade que lhe valeu, nos últimos anos, a bandeira azul, realça a TUB.”

in Correio do Minho, 28/06/2019 #recortesdeimprensa #tub #mobilidade #sustentável

TUB retomam circuíto turístico Braga- Bom Jesus

HOJE, os TUB retomam o circuito turístico ‘Braga e Bom Jesus Tour’, que funcionará até ao fim de Setembro. Serviço contempla oito viagens diárias.

Os Transportes Urbanos de Braga retomam hoje o circuito turístico ‘Braga e Bom Jesus Tour’. Até ao dia 30 de Setembro, será possível aos bracarenses e visitantes percorrer e conhecer a cidade de uma outra forma.

O circuito turístico, que funciona em parceria com a CARRISTUR, dispõe de oito viagens diárias, entre as 10 e as 17 horas, com uma duração aproximada de uma hora por viagem.

O circuito tem início na Avenida Central e percorre os principais pontos de interesse turístico de Braga.

No percurso destaca-se uma paragem junto ao Posto de Turismo, na zona mais central da cidade, bem como uma paragem junto ao Pórtico do Bom Jesus.

O circuito permite, ainda, fazer a ligação ao Funicular do BomJesus, à central de camionagem e à estação de caminhos de ferro.

Este serviço dispõe de um sistema áudio que está disponível em seis línguas: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

O preço dos bilhetes é de 12 euros para adultos e 6 euros para as crianças. Grupos com quatro ou mais pessoas usufruem de desconto de 10%.

Os bilhetes podem ser adquiridos a bordo ou nos agentes identificados para o efeito.

O bilhete permite, ainda, realizar a viagem de ida e volta no Fnicular do Bom Jesus, bem como, viajar em toda a rede dos Transportes Urbanos de Braga.

“O Turismo tem uma especial relevância para o desenvolvimento socioeconómico da região e é um objectivo estratégico para a cidade, pelo que compatibilizar o transporte público com períodos de grande afluência de turistas, como acontece no Verão em Braga, representa uma grande oportunidade para os Transportes Urbanos de Braga”, refere a empresa municipal em nota à imprensa.

@Correio do Minho, 26 de junho de 2019

#TUB #Mobilidade #Sustentavel #RecortesDeImprensa

Circuito turístico liga cidade ao Bom Jesus

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) retomam hoje, dia 26 de junho, o circuito turístico “Braga e Bom-Jesus Tour”. Até ao dia 30 de setembro será possível aos bracarenses e a todos os que visitam Braga percorrer e conhecer a cidade de uma outra forma.

O circuito, que funciona em parceria com a CARRISTUR, dispõe de oito viagens diárias, entre as 10h00 e as 17h00, com uma duração aproximada de uma hora por viagem. O percurso turístico tem início na Avenida Central e percorre os principais pontos de interesse turístico da cidade de Braga.

No percurso destaca-se uma paragem junto ao Posto de Turismo, na zona mais central da cidade, bem como uma paragem junto ao Pórtico do Bom Jesus. O circuito permite, ainda, fazer a ligação ao “funicular” do Bom Jesus do Monte, à Estação Central de Camionagem e à Estação do Caminho de Ferro.

Este serviço dispõe de um sistema áudio que está disponível em seis línguas: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

O preço dos bilhetes é de 12 euros para adultos e 6 euros para as crianças. Grupos com 4 ou mais pessoas usufruem de desconto de 10 por cento. Os bilhetes podem ser adquiridos a bordo ou nos agentes identificados para o efeito. O bilhete permite, ainda, realizar a viagem de ida e volta no “ funicular” do Bom Jesus, bem como, viajar em toda a rede dos Transportes Urbanos de Braga.

«O turismo tem uma especial relevância para o desenvolvimento socioeconómico da região e é um objetivo estratégico para a cidade, pelo que compatibilizar o transporte público com períodos de grande afluência de turistas, como acontece no verão em Braga, representa uma grande oportunidade para os TUB», disse fonte da Câmara Municipal de Braga.

@Diário, 26 de junho de 2019

#TUB #Mobilidade #Sustentavel

“TUB dinamizaram ações no âmbito da campanha “EU in My Region””

“No âmbito da campanha lançada pela União Europeia

“EU in My Region”, os TUB dinamizaram duas ações que decorreram em paralelo na Universidade do Minho.

A campanha incentiva os cidadãos a descobrirem os projetos europeus na zona onde vivem e a partilhar as suas imagens e experiências.

Nesse sentido, os TUB realizaram uma ação junto da comunidade mais jovem, contando para tal com presença do eurodeputado José Manuel Fernandes, e dos administradores dos TUB Teotónio Santos e Sandra Cerqueira, que estiveram em representação da transportadora municipal.

Numa abordagem informal, interativa, descontraída e muito divertida foi possível captar a atenção de um grupo de crianças do 1º ciclo da Escola EB1 de Tenões, sensibilizando-as para as questões da mobilidade urbana sustentável em simultâneo com a apresentação do projeto de investimento com recurso a fundos comunitários em autocarros mais amigos do ambiente, com uma melhor performance ambiental.

É o caso das seis viaturas 100% elétricas adquiridas recentemente pelos TUB e já a operar no concelho “

in Diário do Minho, 05/06/2019 #recortesdeimprensa #TUB #mobilidade #sustentável

“Crianças sensibilizadas para a mobilidade urbana sustentável”

“Acção dos TUB realizou-se no âmbito da campanha lançada União Europeia ‘EU in My Region’”

“No âmbito da campanha lançada pela União Europeia ‘EU in My Region’ que incentiva os cidadãos a descobrirem os projectos europeus na zona onde vivem e a partilhar as suas imagens e experiências, os TUB realizaram uma acção junto da comunidade mais jovem, contando com presença do eurodeputado José Manuel Fernandes, Teotónio Santos e Sandra Cerqueira, que estiveram em representação da transportadora municipal.

Numa abordagem informal, interactiva, descontraída e muito divertida , os intervenientes conseguiram captar a atenção de um grupo de crianças do 1.º ciclo da Escola EB1 de Tenões, sensibilizando-as para as questões da mobilidade urbana sustentável em simultâneo com a apresentação do projecto de investimento com recurso a fundos comunitários em autocarros mais amigos do ambiente, com uma melhor performance ambiental, como é o caso das seis viaturas 100% elétricas adquiridas recentemente pelos TUB e já a operar no concelho.

No final todos participaram na construção de um puzzle gigante e foram distribuídos kits sustentávei, que foram ainda surpreendidas com o convite para subirem a bordo e conhecerem o interior de um autocarro eléctrico que terminou com uma viagem inesquecível.”

in Correio do Minho, 05/06/2019 #recortesdeimprensa #TUB #mobilidade #sustentável

“TUB melhoram oferta para o Bom Jesus”

“Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão melhorar a oferta de transporte público na linha 02, entre Ponte de Prado e Bom Jesus, aos sábados, domingos e feriados, no âmbito da implementação do PART – Programa de Apoio a Redução Tarifária.

A medida será implementada a partir do próximo dia 1 de junho, sábado, e tem como objetivo «responder ao aumento da procura turística pelo Bom Jesus que tem ocorrido, de forma muito significativa, nos últimos anos bem como antecipar uma possível aprovação da candidatura em curso a Património Mundial da UNESCO».

Assim, segundo os TUB, esta linha passará a dispor também, e tal como já acontece nos dias úteis, aos sábados, domingos e feriados de uma frequência constante ao longo do dia de 30 minutos.

Os horários serão semelhantes aos dos dias úteis, sendo que no Bom Jesus as partidas serão realizadas às horas certas e às horas e trinta minutos, de modo a possibilitarem a ligação com o funicular, que é mais antigo em funcionamento no mundo movido a contrapeso de água, e que possibilita a ligação ao santuário. DE acordo com uma nota de imprensa dos Transportes Urbanos, o PART – Programa de Apoio a Redução Tarifária «foi implementado em Braga em abril de 2019 e preconizava para alem de uma redução tarifária transversal de 16%, que está já em execução nos passes de carregamento mensal, algumas melhorias de oferta que serão agora progressivamente implementadas».

No âmbito deste programa foi afeto ao Município de Braga a verba de 782.689 euros.

Deste montante foi alocado à redução tarifária 81% deste valor, isto é 630.666,05€ sendo que os restantes 19% no valor de 152.020,44 euros serão utilizados em melhorias de serviço.

«Os TUB querem ser mais do que um mero transporte de passageiros. Pretendem ser um interveniente ativo junto da comunidade que servem, assumindo-se na sociedade como um elemento distintivo pelo que a aposta turística e a candidatura a património mundial da UNESCO representam uma oportunidade que os TUB não vão desperdiçar», refere a nota à imprensa.

Assim «reter os atuais clientes bem como captar novos clientes faz parte da estratégia da empresa, pelo que as melhorias de oferta vão continuar por forma a que os TUB sejam cada vez mais uma referência não só no concelho, mas também em toda a região», pode ler-se no documento enviado à imprensa.”

in Diário do Minho, 29/05/2019 #TUB #mobilidade #sustentável